Está aqui

Educação Financeira

Educação Financeira

No quadro da educação para a cidadania, o Ministério da Educação e Ciência (MEC), nomeadamente a Direção-Geral da Educação, está a concretizar uma estratégia de intervenção para a educação financeira no sistema educativo, conjuntamente com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), no quadro do Plano Nacional de Formação Financeira. Esta estratégia visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros, junto da população em idade escolar, promovendo a educação financeira no âmbito da área transversal da Educação para a Cidadania.

A promoção da educação financeira junto de crianças e jovens em idade escolar é reconhecida, designadamente pela OCDE, como um dos meios mais eficientes para chegar a toda uma geração que se quer portadora de uma cultura financeira que lhe permita, enquanto jovem e futuro adulto, desenvolver comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira.

Contacto: cidadania.edu.financeira@dge.mec.pt


Referencial de Educação Financeira

O Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos foi aprovado por despacho do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, de 30 de maio de 2013.

À luz da estrutura curricular do ensino básico e secundário consagrada no Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, com alteração introduzida pelo Decreto-Lei n.º 91/2013 de 10 de julho, propõe-se contribuir para a concretização da educação financeira no âmbito:

  • da dimensão transversal da Educação para a Cidadania;

  • do desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuam para a formação pessoal e social dos alunos;

  • da oferta de componentes curriculares complementares, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

 

Download Referencial [PDF]

versão portuguesa

versão inglesa


Portugal ganha Prémio Internacional

Portugal ganhou o Prémio País 2014 para a Europa da organização Child and Youth Finance International (CYFI). Este prémio foi atribuído ao Plano Nacional de Formação Financeira e reconhece, em particular, o trabalho desenvolvido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e pelo Ministério da Educação e Ciência no âmbito da formação financeira nas escolas.

      Ler mais »


   

Formação de Docentes

Oficina de formação A Educação Financeira nas Escolas – Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos.

Referencial de Educação Financeira

O Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos foi aprovado por despacho do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, de 30 de maio de 2013.

Cadernos de Educação Financeira
 

Dia da Formação Financeira - 31 de outubro

O Dia da Formação Financeira é uma iniciativa dinamizada pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal), em articulação com o Ministério da Educação e Ciência.

Concurso "Todos Contam”

Está a decorrer a 5.ª edição do “Concurso Todos Contam”, dirigido a Agrupamentos de Escolas e a Escolas não agrupadas, bem como a estabelecimentos de ensino particular e cooperativo e escolas profissionais que ministrem a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário.

Geração €uro

O objetivo do Concurso Geração €uro é dar a conhecer, à primeira geração de europeus que cresceu com a moeda única, a importância da política monetária para o dia-a-dia dos cidadãos da área do euro.

Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira

O documento Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira enquadra a atuação das diversas entidades financeiras que desenvolvem iniciativas de Educação Financeira em espaço escolar.

   

Portal TODOS CONTAM

Plano Nacional de Formação Financeira

Protocolo de colaboração MEC/BP

Recursos de Apoio

Sítios para consulta