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Educação para o Risco

Educação para o Risco

Os seres humanos inventaram o conceito de risco para os ajudar a compreender e a lidar com os perigos e as incertezas da vida.
Slovic, P. (2000) The perception of risk. Earthscan, London

O risco, considerado um facto inerente à vida em sociedade, traduz-se numa multiplicidade de situações que afetam a vida de todos nós, colocando em causa a segurança e o bem-estar de cada um. Desde os fenómenos naturais, motivados por alterações climáticas, aos acidentes de natureza tecnológica, ambiental ou de viação, entre outros, que ocorrem no nosso quotidiano, o risco é uma contingência que acompanha a ação do homem.

Considerado um fator de vulnerabilidade, o risco comporta, porém, uma dimensão particularmente positiva, de desafio e motivação, que impele ao conhecimento e à ação na busca de soluções. Conhecer, reconhecer, avaliar e evitar o risco desnecessário implicam o domínio de saberes que reforçam a tomada de consciência e a decisão informada.

A educação para o risco é, hoje, reconhecida como uma componente da formação da criança e do jovem que importa desenvolver desde os primeiros anos de vida. A escola tem neste processo um papel fundamental, assumindo-se como interveniente privilegiado na mobilização da sociedade, proporcionando e promovendo dinâmicas e práticas educativas que visam, no espetro mais amplo da educação para a cidadania, a adoção de comportamentos de segurança, de prevenção e gestão adequada do risco.

Esta página pretende ser um espaço de partilha, facilitador da consciencialização sobre a importância da Educação para o Risco. A disponibilização de documentos e recursos pedagógicos de apoio visam permitir à comunidade escolar o investimento em estratégias de conhecimento da prevenção e mitigação de riscos, no sentido de promover a sua participação ativa na implementação de uma cultura de segurança e de resiliência.

Contacto: cidadania.edu.risco@dge.mec.pt

 

 

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