Está aqui

Educação para o Voluntariado

Educação para o Voluntariado

O Voluntariado é hoje um movimento que mobiliza em todo o mundo um grande número de jovens e de adultos, sendo um instrumento de participação da sociedade civil nos mais diversos domínios de atividade. Esta prática não se restringe ao campo social, mas alarga-se à cultura, à educação, à justiça, ao ambiente, ao desporto e a outras dimensões do nosso quotidiano e tem vindo a responder às questões que continuamente emergem do tecido social, económico ou político.

 

Sempre que uma instituição educativa promove atividades de voluntariado, mediadas e animadas pela escola e/ou por outras organizações públicas e privadas, oferece aos seus alunos a oportunidade de participar ativamente na construção de uma sociedade mais coesa e mais solidária.

Adota-se, neste contexto, o seguinte conceito de voluntariado, presente no art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro: “conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

Com vista a incentivar o voluntariado em contexto escolar, o Ministério da Educação e Ciência pretende:

Certificar os alunos que tenham desenvolvido ações de voluntariado enquadradas pela escola;

Distinguir, com a atribuição da qualificação “Escola Voluntária”, escolas que através do seu projeto educativo valorizem esta dimensão;

Identificar as práticas de voluntariado que as escolas com os seus alunos levam a efeito.

Contacto: cidadania.edu.voluntariado@dge.mec.pt

 

 

Quadro legal

 

Parcerias

 

Seminários, Congressos e Encontros

 

Projetos | Concursos | Prémios

 

Ligações úteis

 

Histórico