Está aqui

Educação para Segurança, a Defesa e a Paz

Educação para Segurança, a Defesa e a Paz

Educação para a Defesa, a Segurança e a Paz

A Educação para Segurança, a Defesa e a Paz, uma das áreas temáticas da educação para a cidadania, permite refletir, conhecer e aplicar os princípios fundamentais para a boa convivência coletiva nas sociedades democráticas, indispensáveis a uma participação responsável do cidadão, favorecendo a sua segurança e a dos outros, numa cultura de paz.

Assim, no quadro da Educação para a Cidadania, nomeadamente da Educação para a Segurança e a Defesa,

foi celebrado um protocolo de colaboração entre o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e o Ministério da Defesa Nacional (MDN), tendo como principal objetivo promover a divulgação dos valores e das matérias da segurança e da defesa nos ensinos básico e secundário.

Na sequência deste protocolo, o Instituto de Defesa Nacional (IDN), pelo MDN, e a Direção-Geral da Educação (DGE), pelo MEC, elaboraram em conjunto um referencial de Educação para Segurança, a Defesa e a Paz, para os ensinos básico e secundário. Estão também a colaborar na conceção, realização e divulgação de atividades de formação de professores, no quadro da formação contínua, e, irão ainda incentivar e apoiar iniciativas relevantes da sociedade civil, relacionadas com a promoção de uma cultura da segurança, da defesa e da paz, que se integrem no Projeto Educativo das escolas.

Contacto: cidadania.edu.defesa.seguranca@dge.mec.pt


Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz

Documentos de Referência

Recursos

Evocação do 1.º Centenário da 1.ª Guerra Mundial