Ensino do Português no Estrangeiro

Ensino do Português no Estrangeiro

O QuaREPE surge na sequência da publicação da Portaria n.º 914/2009, de 17 de agosto, e apresenta linhas de orientação para a elaboração de conteúdos de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa numa perspetiva de abertura e de flexibilidade suficientemente abrangentes para que a grande diversidade de públicos e de contextos possa ser contemplada.

O quadro de referência aplica-se, fundamentalmente, aos alunos do ensino não superior, a viver em países cuja língua oficial não é o português, servidos ou não pela atual rede de cursos de língua e cultura portuguesas.

Este documento privilegia um conceito de currículo construído por etapas, assente num plano que inclui as competências e as aprendizagens consideradas essenciais para os alunos, em cada nível de proficiência linguística (A1, A2, B1, B2 e C1).

O QuaREPE tem como objetivos:

  • desenvolver competências gerais em língua portuguesa;
  • contribuir para a promoção da cidadania democrática;
  • dotar a rede do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE) de um instrumento que permita a reflexão sobre práticas pedagógicas e educativas, para além de desenvolver a identidade plurilingue e pluricultural dos alunos.

O documento Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE) é constituído por duas partes: