Agrupamento de Escolas de Alcanena é a primeira escola, em toda a Europa, a receber o Selo de Proficiência STEM

Content links

Agrupamento de Escolas de Alcanena é a primeira escola, em toda a Europa, a receber o Selo de Proficiência STEM

Escolas portuguesas reconhecidas pela European Schoolnet.

A atribuição do STEM School Label pretende apoiar as escolas no desenvolvimento de Projetos STEM (Science, Tecnology, Engineering and Mathematics), através de um processo de autoavaliação a partir de 21 critérios. Pretende ainda reconhecer boas práticas, bem como promover a criação de redes entre diferentes parceiros das escolas.

O STEM School Label, apoiado pelo programa Erasmus+, é uma iniciativa conjunta da European Schoolnet, Ciência Viva (Portugal), Maison pour la Science d'Alsace (França), o Centro de Promoção da Ciência (Sérvia) e o Centro de Desenvolvimento da Educação (Lituânia) lançado em 2017.

No âmbito deste projeto, os representantes das diferentes escolas validam o desempenho das mesmas relativamente às STEM através de uma ferramenta de avaliação online, que utiliza critérios diversos para o reconhecimento de uma Escola STEM. Esta ferramenta de autoavaliação identifica áreas com necessidades de desenvolvimento e faculta sugestões de recursos às escolas candidatas no sentido de aperfeiçoarem as suas atividades STEM a nível escolar e evoluírem na atribuição da certificação (Selo de Competência, Selo de Proficiência e Selo de Especialista). 

1 100 escolas já aderiram ao STEM School Label e começaram a partilhar mais de 1 500 evidências de práticas educativas, mostrando as diferentes formas de abordagem dos 21 critérios que definem uma Escola STEM.

O Agrupamento de Escolas de Alcanena é a primeira STEM School Label a receber o Selo de Proficiência a nível Europeu. 

As escolas portuguesas que receberam o STEM School Label Competent são:

• Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento;
• Escola Secundária de Loulé;
• Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil;
• Agrupamento de Escola de Odemira - Escola Secundária de Odemira;
• Escola Profissional de Almada.

A Escola Secundária do Entroncamento, o Agrupamento de Escolas de Alcanena e a Escola Secundária de Loulé foram selecionadas e concordaram em ser Embaixadoras de Escolas STEM, distinção que abrange apenas 20 escolas em toda a Europa.

As Escolas Embaixadoras STEM irão partilhar as suas práticas, colaborando com outras escolas europeias durante este ano letivo e servirão como exemplo para outras escolas da Europa. Terão ainda a oportunidade de participar no 33.º Workshop de Projetos de Ciência em Bruxelas, de 20 a 21 de setembro de 2019, organizado pela STEM School Label e pelo Scientix.

Mais informação em: https://www.stemschoollabel.eu/home