Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal em Estudo-Piloto Europeu

Content links

Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal em Estudo-Piloto Europeu

O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal (AECS) é uma das 10 entidades europeias envolvidas no projeto School-Based Case Studies Pilot, da School Education Gateway (SEG). A SEG é uma plataforma online destinada à educação e é um projeto da European Schoolnet (EUN), cuja missão é apoiar os Ministérios da Educação, escolas, docentes e outros parceiros europeus com vista a preparar os agentes educativos para os desafios do século XXI. Inseridas neste estudo-piloto encontram-se outras 9 escolas de 9 países diferentes: França, Malta, Espanha, Roménia, Itália, Alemanha, Irlanda, Croácia e Holanda.

O objetivo do projeto é definir e implementar ações de apoio aos/às vários/as docentes que pretendam frequentar cursos do catálogo da plataforma Teacher Academy e sintam algumas barreiras que os/as impedem de escolher estes cursos, bem como mostrar as potencialidades destas formações para a sua progressão e desenvolvimento pessoal e profissional.

No âmbito deste estudo-piloto, a coordenadora do projeto no AECS frequentou um workshop em Bruxelas, na European Schoolnet, para elaboração de um plano de ação do trabalho a realizar durante a implementação do projeto. Serão, ainda, desenvolvidas várias atividades no AECS, até ao final do projeto, a saber:

- Resposta a um questionário sobre a modalidade de formação frequentada pelos/as vários/as docentes;

- Criação de um study group para frequência conjunta de um curso da Teacher Academy, com análise dos principais problemas encontrados durante a formação e indicação dos benefícios para a aprendizagem dos/as docentes envolvidos/as. Após a frequência deste curso, serão definidas estratégias para a utilização das aprendizagens em sala de aula e/ou ao nível do Agrupamento.

Todo este processo será documentado sob a forma de elaboração de planos de ação, diários de aprendizagem, respostas a questionários, entrevistas, registos fotográficos, sendo criada uma e-magazine com todo o trabalho realizado, a qual será enviada para a European Schoolnet e posteriormente divulgada a nível europeu.

O projeto teve início em março e a fase de implementação no AECS terminará em dezembro de 2019, com a frequência de um novo workshop em Bruxelas para apresentação e discussão dos resultados. Seguir-se-á a fase de disseminação pela European Schoolnet em 2020.