Alunos Portugueses ganham Medalhas nas International Earth Science Olympiad (IESO)

Content links

Alunos Portugueses ganham Medalhas nas International Earth Science Olympiad (IESO)

A Direção-Geral da Educação tem o prazer de noticiar os resultados obtidos pelos alunos portugueses nas International Earth Science Olympiad (IESO) que decorreram em agosto, na Coreia.

A representação portuguesa nas International Earth Science Olympiad (IESO, Coreia, 2019), foi coroada de êxito. A equipa portuguesa, composta por três estudantes do 11.º ano do ensino secundário obteve uma medalha de prata e duas de bronze, numa prova com a presença de mais de 180 jovens de nações de todos os continentes onde apenas cerca de metade dos participantes recebem medalhas.

As medalhas ficaram assim distribuídas:

- medalha de prata: Francisco Azevedo da Escola Secundária da Quinta das Palmeiras (Covilhã);
- medalhas de bronze: Diogo Teixeira Escola Secundária Alves Martins (Viseu) e Maximilian Kaiser, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro).

Os jovens representantes de Portugal foram acompanhados pelos mentores Dr. Álvaro Pinto, técnico superior da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigador no IDL - Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa e Dr. Jorge Ferreira, professor do Agrupamento de Escolas da Parede, ambos membros da Comissão Nacional para as Olimpíadas de Geologia (CNOG), coordenada pelo Prof. Doutor Jorge Relvas (FCUL), no trabalho de organização, ao longo de cerca de 10 meses, desde a preparação da fase escolar até ao final da participação nas IESO.

Este é o resultado de um conjunto de fatores que se complementam de forma sólida e sustentada, há 5 anos, desde que no ano letivo de 2014-2015 a Sociedade Geológica de Portugal (SGP) tomou em mãos a organização das Olimpíadas Portuguesas de Geologia. No cômputo geral das cinco participações internacionais, orgulha-se a SGP de ter contribuído para a obtenção de uma medalha de ouro, quatro de prata e nove de bronze, apenas à distância de uma medalha para perfazer o pleno dos 15 jovens que representaram Portugal nas IESO. O mais importante, na mais pura essência do espírito olímpico, é a sã participação e o convívio entre jovens e nações que se encontram representadas nestas Olimpíadas do Conhecimento.

A todos endereçamos os mais sinceros parabéns e prestamos o merecido reconhecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido e pelo investimento, disponibilidade e empenho para proporcionar tão importante experiência aos alunos portugueses.