Consulta Pública – Aprendizagens Essenciais (Prazo de submissão alargado até dia 7 de junho, às 24.00h)

Consulta Pública – Aprendizagens Essenciais (Prazo de submissão alargado até dia 7 de junho, às 24.00h)

Com o objetivo de envolver a comunidade educativa, em particular as escolas (através dos órgãos de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa) e os seus docentes no processo de definição das Aprendizagens Essenciais, promove-se a consulta pública dos documentos relativos a cada disciplina, por ciclo, do ensino básico até ao dia 07 de junho.

Os contributos são apresentados através de formulário.

Prosseguindo o objetivo de construção participada dos documentos agora em consulta, e sem prejuízo de o questionário privilegiar uma análise dirigida ao saber curricular específico que distingue os docentes, prevê-se também a possibilidade de acesso por instituições ou entidades cujos contributos, pela natureza da sua intervenção, constituirão uma mais-valia neste processo.

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CONTEXTUALIZAÇÃO[1]

As Aprendizagens Essenciais (AE) são documentos de orientação curricular base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, e visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Tendo sido construídas a partir dos documentos curriculares existentes, que se mantêm em vigor, as AE são a base comum de referência, isto é, o denominador curricular comum para todos os alunos, nunca esgotando o que um aluno tem de aprender.

A componente do referencial curricular designada por Aprendizagens Essenciais expressa a tríade de elementos — conhecimentos, capacidades e atitudes — ao longo da progressão curricular, explicitando:

(a) o que os alunos devem saber (os conteúdos de conhecimento disciplinar estruturado, indispensáveis, articulados concetualmente, relevantes e significativos);

(b) os processos cognitivos que devem ativar para adquirir esse conhecimento (operações/ações necessárias para aprender);

(c) o saber fazer a ele associado (mostrar que aprendeu), numa dada disciplina — na sua especificidade e na articulação horizontal entre os conhecimentos de várias disciplinas —, num dado ano de escolaridade.

Tudo isto integrado no ciclo respetivo e olhado na sua continuidade e articulação vertical, ao longo da escolaridade obrigatória.

Consulte a síntese do processo de conceção das AE.

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Assim, devem os interessados apresentar os contributos respondendo através do formulário que se apresenta organizado em três áreas estruturantes da conceção das AE:

· Introdução

· Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)

§ Organizador/Domínio e AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

§ AE: Ações estratégicas de ensino orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Descritores do Perfil dos Alunos

· Apreciação geral

 

[1] Cf. Para a Construção de Aprendizagens Essenciais Baseadas no Perfil dos Alunos, Lisboa, 2017

 

Consulte aqui as APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

 

Componentes do currículo

1. º Ciclo

2. º Ciclo

3. º Ciclo

1.º Ano

2.º Ano

3.º Ano

4.º Ano

5.º Ano

6.º Ano

7.º Ano

8.º Ano

9.º Ano

Português

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Matemática

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Estudo do Meio

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Educação Artística

Artes Visuais

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Expressão Dramática/Teatro

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Dança

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Música

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Educação Física

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Inglês

 

 

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TIC

 

 

 

 

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História e Geografia de Portugal

 

 

 

 

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Ciências Naturais

 

 

 

 

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Educação Visual

 

 

 

 

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Educação Tecnológica

 

 

 

 

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Educação Musical

 

 

 

 

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Língua Estrangeira II

Alemão

 

 

 

 

 

 

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Espanhol

 

 

 

 

 

 

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Francês

 

 

 

 

 

 

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História

 

 

 

 

 

 

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Geografia

 

 

 

 

 

 

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Físico-Química

 

 

 

 

 

 

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Português Língua Não Materna

Nível A1

Nível A2

Nível B1