Está aqui

Portal das Experiências Culturais

Content links

Portal das Experiências Culturais

O Portal das Experiências Culturais está acessível através do sítio da Internet www.educacaocultura.gov.pt.

O Portal das Experiências Culturais, apresentado em cerimónia pública, no dia 25 de junho, foi concebido como meio de facilitar o diálogo e a partilha entre as organizações culturais e as instituições escolares. Constitui-se, simultaneamente, como um meio de disponibilização de iniciativas culturais, e um processo de mediação entre as áreas da Cultura e da Educação.

O Portal das Experiências Culturais é constituído por uma área pública e por uma área privada.

A área pública disponibiliza informação relevante sobre os objetivos da Estratégia Nacional da Educação e Cultura (ENEC), o acesso a ligações úteis e a notícias, fomentando a dinâmica entre os vários intervenientes. Ainda na área pública as instituições culturais encontrarão o acesso à página de registo da sua instituição. Após validação, poderão inserir no Portal as suas iniciativas.

É também a partir da área pública que os docentes, de todos os níveis de ensino, poderão Entrar na sua área privada utilizando as credenciais de acesso ao Portal das Escolas. Na sua área privada, os docentes terão oportunidade de:

  • consultar as iniciativas culturais e selecionar aquelas que melhor se adequem ao desenvolvimento cultural e artístico dos seus alunos;
  • inserir Projetos Culturais de turma, de escola, ou de agrupamento (permitindo às organizações culturais disponibilizar iniciativas que ajudem na concretização dos referidos projetos, fomentando dinâmicas de participação);
  • registar as atividades culturais e artísticas concretizadas com os seus alunos, criando um itinerário de experiências culturais que possibilitará a emissão de uma biografia cultural do aluno no final de cada ano letivo.

Esta iniciativa, coordenada pela Equipa de Educação Artística da Direção- Geral da Educação, é operacionalizada através de um Protocolo Institucional, com as seguintes entidades: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência; Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Cultural; Direção-Geral do Património Cultural; Direção-Geral das Artes; Instituto do Cinema e do Audiovisual, I. P.; e Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.