Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo – 16 de setembro em Lisboa

Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo – 16 de setembro em Lisboa

O Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo irá ter lugar no dia 16 de setembro de 2019, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. 

Este encontro culmina o projeto-piloto, a nível nacional, de Literacia para os Media, realizado de janeiro a abril de 2019 e que resultou de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação, o Sindicato dos Jornalistas e o Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor), tendo, ainda, o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. 

O projeto teve a particularidade de contar com jornalistas e académicos especialistas da área do jornalismo, na formação de docentes, tendo o intuito de contribuir para diferentes áreas da literacia para os Media – desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, nomeadamente no que se refere às competências de leitura e de análise da informação, de forma crítica e autónoma e, consequentemente, para as competências da Cidadania Democrática.

Trata-se de mais um momento relevante, entre escolas, professores, alunos, especialistas e outros parceiros, para divulgação de práticas, reflexão sobre os passos já concretizados e projeção do trabalho a realizar. Tem como público-alvo, docentes e alunos dos diferentes níveis de ensino que estejam envolvidos ou que tenham interesse na temática.

Poderá consultar o Programa

Poderá fazer a sua inscrição, através do preenchimento do formulário, no endereço http://area.dge.mec.pt/literacia-media (inscrições limitadas ao n.º de lugares).

Pode assistir à transmissão em direto, por videodifusão através do link.