Estudo de avaliação do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica

Content links

Estudo de avaliação do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica

A Direção-Geral da Educação (DGE) disponibiliza o Estudo de avaliação do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (julho de 2019), realizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da Doutora Estela Costa, de acordo com o estipulado na alínea b) do ponto 10 do Despacho n.º 3721/2017, de 3 de maio.

O presente relatório tem como objetivo fornecer informação descritiva e compreensiva sobre os processos desenvolvidos e os efeitos gerados pela implementação do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), o qual funcionou em regime de experiência pedagógica durante três anos escolares.

A partir da matriz de avaliação, pretende-se dar a conhecer o processo de envolvimento dos atores, as medidas implementadas, os resultados académicos e os fatores críticos de sucesso no desenvolvimento dos projetos. Como metodologia, foi analisada a informação do acervo documental da DGE e os dados obtidos in loco através de conversas informais e de entrevistas individuais e em painel. Complementarmente, analisaram-se os questionários aplicados a professores, alunos e pais/encarregados de educação.

Os resultados revelam que os projetos desenvolvidos trouxeram “ganhos assinaláveis no combate à desistência e retenção escolares, sendo que na grande maioria dos contextos, a tendência aponta para a sustentabilidade destes resultados, associando-se aos mesmos a melhoria da qualidade das aprendizagens”.

Aceda aqui ao Estudo de avaliação do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica.