Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) - Concurso Nacional "Melhores Reportagens 2019"

Content links

Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) - Concurso Nacional "Melhores Reportagens 2019"

Um dos princípios do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória reflete o conceito de que ligação entre conhecimentos, capacidades e atitudes constitui a definição de competência e esta só se manifesta através da ação. A ação educativa tem como objetivo promover intencionalmente o desenvolvimento da capacidade de aprender, o que é base da educação e formação ao longo da vida. Por outro lado, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania reforça o papel transversal das aprendizagens, podendo e devendo entrelaçar-se com todas as componentes curriculares, de modo a que as aprendizagens não sejam uma mera lista de temas, mas sim instrumentos para o desenvolvimento pessoal. Deve, sobretudo, ser construída em práticas coerentes de gestão participada e envolvente.

Neste âmbito o Concurso Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), implementado pela ABAE, tem como objetivo contribuir para o exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental e desenvolvendo as competências de investigação e comunicação. O concurso integra-se nas atividades do Programa JRA e visa reconhecer e divulgar as melhores reportagens efetuadas sobre sustentabilidade pelos jovens portugueses ao longo do ano. Pretende-se ainda, fomentar nos jovens a curiosidade pela pesquisa de assuntos relacionados com o desenvolvimento sustentável em geral e o ambiente em particular, nas suas regiões ou em áreas mais vastas ao mesmo tempo que se enfatiza a vertente jornalística e a produção de trabalhos de reportagem em vários formatos: artigo, fotografia e vídeo.

De um total de 290 reportagens publicadas este ano letivo, foram submetidas 81 ao Concurso Nacional "Melhores Reportagens 2019". Houve a participação de 85 escolas e de 18 alunos freelancers. O tema de eleição dos jovens é biodiversidade, tendo sido publicados cerca de 50 trabalhos no âmbito desta temática.

Na reunião da Comissão Nacional JRA, que a DGE integra, procedeu-se à avaliação dos trabalhos a concurso no âmbito de fotorreportagem, videorreportagem, foto e vídeo campanhas.

Mais informação sobre os trabalhos premiados em: https://jra.abae.pt/2019-concurso-nacional-melhores-reportagens-jra/premiados/