Olimpíada Internacional de Biologia – IBO 2021

Content links

Olimpíada Internacional de Biologia – IBO 2021

IBO Challenge 2021 - 18 a 25 de julho

Teve início, no dia 18 de julho de 2021, a 32.ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia, com a cerimónia de abertura transmitida por via online, a partir das 15:00h. Esta olimpíada, organizada em Portugal, pela Ordem dos Biólogos, com o apoio da Direção-Geral da Educação, da Agência Ciência Viva e da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras entidades, contou com o alto Patrocínio da Presidência da República. 

Durante a IBO, os alunos participam em exames teóricos e práticos, que abrangem todos os domínios da Biologia. Os referidos exames exigem a aplicação de conhecimentos científicos na análise de fenómenos biológicos complexos. Com as provas práticas, normalmente realizadas em laboratório, pretende-se que os alunos demonstrem habilidades científicas na área da Biologia, conduzindo investigações e analisando dados.

A Olimpíada Internacional de Biologia (International Biology Olympiad - IBO) é a competição mais importante de Biologia para jovens a nível mundial. Esta olimpíada já se realiza há 30 anos, desde 1990. A 1.ª edição teve lugar na (Czechoslovakia) - Czech Republic, tendo contado com a participação de 6 países e de 22 alunos. Na sua 30.ª edição (2019), a IBO contou com a participação de 78 países, cerca de 312 alunos e 4 países observadores.

Os alunos portugueses que têm vindo a participar nestas olimpíadas são treinados em instituições de reconhecido mérito na área científica, nomeadamente o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o Biocant, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e o Jardim Zoológico de Lisboa.

Este certame, organizado por uma instituição autorizada de um dos países participantes, é realizado anualmente no território do país organizador, sendo o inglês a sua língua oficial. Cabe ao país organizador convidar todos os países que desejem participar na competição. Cada país participante envia a sua própria delegação com um número máximo de 4 participantes e 2 mentores. 

Este ano, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid – 19, tal como aconteceu com a edição de 2020, organizada pelo Japão, esta olimpíada terá um formato online, constituindo-se como a IBO Challenge II. Integrará 1 teste teórico e 1 teste teórico-prático, baseados nos descobrimentos e na viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. Esta organização, através de uma história aglutinadora, constituirá uma inovação que, conforme mencionado pelo Coordenador deste certame, Doutor José Matos, “permitirá marcar a diferença na IBO Challenge 2021 (…), permitindo criar a nossa imagem de marca, valorizando o nosso país e a importância dos Biólogos”. O tema desta olimpíada enquadra-se nas Comemorações do V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães, encontrando-se inscrita no Programa da Resolução do Conselho de Ministros n.º 52/2018 referente às respetivas Comemorações.

Nesta edição, a olimpíada conta com um grupo de 304 estudantes, organizados em equipas de 4 alunos, de cada um dos 76 países participantes, em que se integra a Equipa Portuguesa.

Pode acompanhar a olimpíada em https://www.facebook.com/IBOchallengeII e obter mais informações consultando os sites: https://ibo2021.org/ibo-challenge-ii/ e https://www.ibo-info.org/en/.