junho 2018
Nota de Abertura
Portal de Oferta Formativa
 
O reforço das medidas de combate ao insucesso escolar, a maior atratividade do ensino profissional e uma maior adequação das qualificações às necessidades do mercado constituem-se como aspetos fulcrais das políticas educativas e como fator potenciador da competitividade e do emprego.

Aumentar os níveis de qualificação da população Portuguesa é um desafio que tem vindo a ser alcançado, mas não está finalizado. A informação fragmentada e dispersa sobre a diversidade de oportunidades educativas e formativas não facilita tomadas de decisão sustentadas. Assim, tornou-se percetível a necessidade de disponibilizar aos jovens e aos adultos informação sobre a diversidade da oferta educativa e formativa existente nos diferentes níveis de ensino e de qualificação.
  
Notícias

Três modos de organizar sequências de aprendizagem interdisciplinares com base nas Aprendizagens Essenciais

O quadro curricular atual é definido por dois documentos de referência: o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, que explicita a finalidade global do processo de aprendizagem formal em contexto escolar (curricular e extracurricular) por meio da descrição de um perfil adequadamente abrangente e inclusivo dos alunos, e as Aprendizagens Essenciais, que definem o que atualmente é considerado relevante como aprendizagem escolar incluindo “conceitos, factos, relações, competências, saberes práticos e muitos outros que integram os conteúdos curriculares” (Roldão 2009, p. 58). É então legítimo perguntar: de que modo as Aprendizagens Essenciais auxiliarão os professores a responder a desafios como o da perseverança dos alunos durante o processo de aprendizagem e o da duração e consolidação das aprendizagens?

Promoção da literacia emergente: Projeto O CRESCER DO LER

As atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) referem que: “A aprendizagem da linguagem oral e escrita deve ser concebida como um processo de apropriação contínuo que se começa a desenvolver muito precocemente e não somente quando existe o ensino formal” (Lopes da Silva, Marques, Mata, & Rosa, 2016, p.63). Desde idades precoces, as crianças adquirem competências básicas no domínio da literacia. Inúmeras investigações têm vindo a demonstrar que o desenvolvimento de competências de literacia em idades precoces desempenha um papel importante e decisivo no posterior processo de aprendizagem e de aquisição da leitura e da escrita (Lonigan, Schatschneider, Westberg, 2008; Siddaiah & Padakannaya, 2015). É nesse assimilar de competências, conhecimentos e experiências precoces sobre a linguagem oral e escrita por parte da criança que se focaliza e se alicerça "O CRESCER DO LER".

Academias do Conhecimento

Com o objetivo de desenvolver competências sociais e emocionais em 10 mil crianças e jovens em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian lança as Academias do Conhecimento.

Candidatura à iniciativa DiscoverEU

A Comissão Europeia acaba de lançar a iniciativa DiscoverEU, destinada a 15.000 jovens europeus com 18 anos que, neste verão, pretendam viajar pela Europa.

III Encontro “Laboratórios de Aprendizagem”: (Re)pensar o papel do aluno num contexto de mudança

No dia 29 de junho de 2018, terá lugar, na Escola Secundária de Loulé, o III Encontro “Laboratórios de Aprendizagem”, uma iniciativa da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação.

8ªs Jornadas Pedagógicas de Educação para a Saúde

Irão realizar-se, no próximo dia 4 de julho, no Cinema-Teatro Joaquim d' Almeida, Montijo, as 8ªs Jornadas Pedagógicas de Educação para a Saúde, numa organização conjunta do CENFORMA e do ACES Arco Ribeirinho (Agrupamento de Centros de Saúde de Montijo, Alcochete, Barreiro e Moita).

Seminário - Currículo, Inovação e Flexibilização

O Departamento de Estudos Curriculares, com o apoio do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, organiza o Seminário Currículo, Inovação e Flexibilização, no Campus de Gualtar nos dias 6 e 7 de julho de 2018, contando com a participação do Sr. Ministro da Educação e do Sr. Reitor da Universidade do Minho na sessão de abertura, assim como do Sr. Secretário de Estado da Educação, na sessão de encerramento. A submissão de resumos poderá ser feita até 8 de junho 2018.

Filosofia e Flexibilidade Curricular

Enquadrado pela implementação das políticas educativas relativas ao processo de autonomia e flexibilidade curricular dos currículos do ensino básico e do ensino secundário (CEBS), a  Associação de Professores de Filosofia e a Sociedade Portuguesa de Filosofia organizam um encontro nacional de professores subordinado ao tema Filosofia e Flexibilidade Curricular, que irá decorrer na Universidade de Aveiro, no dia 12 de julho de 2018.

Aluno Português ganha medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia

Portugal conquistou uma medalha de prata nas 26.ªs Olimpíadas Internacionais de Filosofia - 2018, que se realizaram em Bar, Montenegro de 23 a 27 de maio, com a participação de 50 países do mundo inteiro.

Selo de Escola Intercultural – 5.ª Edição: Resultado das candidaturas

Realizou-se no passado dia 9 de maio, pelas 14h30, no Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado, a cerimónia de atribuição do distintivo Selo de Escola Intercultural referente à 5.ª Edição, o qual consiste num certificado e num selo digital com a distinção conferida, a utilizar em elementos de comunicação da Escola.

Propostas de Atividades sobre “Notícias Falsas” - SeguraNet

A Direção-Geral da Educação produziu, no âmbito do projeto SeguraNet, um recurso com propostas de atividades para a exploração da temática “Notícias Falsas”. Com este recurso pretende-se que seja explorado e debatido, junto do público mais jovem e com recurso ao humor, o tema das notícias falsas. Este recurso foi premiado pela rede de Centros Internet Segura, Insafe, em 2017, no encontro Insafe Training Meeting, que decorreu em Zagreb.

Portugal regressa com sete medalhas da ISF Gymnasiade 2018

Os atletas portugueses conquistaram sete medalhas na ISF Gymnasiade, em Marraquexe e Casablanca - Marrocos, que teve lugar de 2 a 9 de maio. Na ISF Gymnasiade 2018 estiveram presentes 58 países, com um total de 3.000 atletas, que competiram em 18 modalidades.

Equipa de estudantes portugueses ganha medalha de ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO-2018)

Uma das duas equipas portuguesas que representaram Portugal na 16.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia, que se realizou, de 28 de abril a 05 de maio, em Liubliana, Eslovénia, conquistou uma medalha de ouro. A outra equipa obteve medalha de Bronze com uma boa prestação nas provas.

III Encontro Nacional de Educação para os Media – “Media e Cidadania”

Teve lugar, no dia 4 de maio de 2018, o III Encontro Nacional de Educação para os Media, subordinado ao tema “Media e Cidadania”, no Auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Rede de Bibliotecas Escolares.

DGE assinou Memorando de Entendimento com Fundação PT

A Direção-Geral da Educação assinou, dia 3 de maio, um Memorando de Entendimento com a Altice Portugal, através da Fundação PT, que visa potenciar as atividades do Desporto Escolar, nomeadamente através da promoção do acesso à prática regular do desporto nas escolas.

Atas do Encontro - O Desafio da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas Escolas do Concelho de Setúbal

A COSAP - Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais publicou, no passado dia 21 de abril, em versão digital, as Atas do Encontro - O Desafio da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas Escolas do Concelho de Setúbal, integrando um prefácio redigido pelo Senhor Secretário de Estado da Educação.

Notícias do Plano Nacional de cinema

Neste mês de junho o nosso destaque é dado a atividades cinematográficas dinamizadas em diferentes comunidades educativas, mas também à criação de um grupo de investigação sobre Cinema e Educação na Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), cujo primeiro conjunto de iniciativas ocorreu precisamente em maio, durante o Encontro Anual do AIM.

noTICiário - ERTE

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE) publica, desde outubro de 2015, o boletim mensal "noTICiário - ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

O boletim poderá ser subscrito no site da ERTE.
Aceda ao último número aqui.

Crescer em Ação

Escola de São Gonçalo - Torres Vedras

Alunos de Robótica da Escola de São Gonçalo, em Torres Vedras, desenvolveram o projeto “Crescer em Ação”. O principal objetivo do projeto foi construir hardware e software específico para a aprendizagem das áreas CTEM - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática - e para promover a interação/estimulação de crianças com necessidades educativas especiais.

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Publicações
O Centro de Documentação e Informação em Educação publica regularmente um boletim bibliográfico. Consulte a última edição nesta ligação.

Teaching careers in Europe: Access, Progression and Support | Comissão Europeia | 2017

 

Organização Escolar: Os Agrupamentos | CNE| 2017

 

Kovacs, H. & Tinoca, L. (2017). Unfreeze the pedagogies: introduction of a new innovative measure in Portugal. Revista Tempos e Espaços em Educação. 10 (23), 73-86.

 
Vídeo do mês
Avaliação para as, e das, aprendizagens e qualidade da educação nas salas de aula
 
Legislação em destaque
Direção-Geral da Educação:
- Legislação sobre Currículo
- Júri Nacional de Exames
- Educação Especial
Outra legislação:

Portaria n.º 140/2018 - Diário da República n.º 94/2018, Série I de 2018-05-16
Finanças e Educação
Procede à primeira alteração da Portaria n.º 224-A/2015, de 29 de julho, que define o regime de concessão do apoio financeiro por parte do Estado, às entidades titulares de autorização de funcionamento de estabelecimentos de ensino artístico especializado de música, dança e artes visuais e audiovisuais da rede do ensino particular e cooperativo.

Parecer n.º 11/2018 - Diário da República n.º 102/2018, Série II de 2018-05-28
Educação - Conselho Nacional de Educação 
Parecer sobre Currículo dos ensinos básico e secundário.
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