maio 2018
Nota de Abertura
Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar: linhas gerais de enquadramento
 


José Verdasca, Coordenador da Estrutura de Missão do PNPSE
 
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), criado através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2016, de 24 de março, coloca as escolas e as comunidades educativas no centro da decisão e encoraja-as a desenhar planos de ação estratégica, na base de compromissos e de parcerias de convergência escolar, com vista à construção de respostas e soluções, à escala local, para os problemas de aprendizagem e de integração socioeducativa diagnosticados nos seus territórios educativos. Assenta, por conseguinte, no princípio de que são as escolas e comunidades educativas quem melhor conhece os seus contextos, as suas dificuldades e potencialidades, sendo, por isso, quem melhor está preparado para conceber medidas e estratégias de ação, pensadas ao nível de cada escola, com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos.        
Notícias

Sucesso Escolar: A Condição Natural da Escola

O PNPSE adota como lema: "Sucesso escolar, a condição natural da escola". Tem associado a extensão ao território do princípio da responsabilidade socio-educacional alargada, da conceção local de políticas educativas contextualizadas e da produção de conhecimento científico sobre as condicionantes e fatores preditores do sucesso escolar nas suas múltiplas dimensões. Até porque o sucesso escolar é plural e multidimensional. A comunidade educativa não pode conceber a escola e o seu modo de ação de outro modo; não pode aceitar que uns fiquem para trás enquanto outros avançam; não pode pactuar com a ineficácia educativa diferencial; mesmo que a ritmos e por trilhos diferentes têm que caminhar todos.

Linhas estratégicas das escolas PNPSE

No final do ano letivo 2015/16 todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas do ensino público, doravante designadas de escolas, de Portugal Continental, foram convidadas a candidatar-se ao Programa de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), com vigência no biénio 2016/18, através da submissão do respetivo Plano de Ação Estratégica (PAE) elaborado em contexto de oficina de formação.

Ações de Curta Duração PNPSE - uma resposta formativa em didáticas específicas

O PNPSE assume a formação contínua de professores e outros agentes de educação como um dos focos de promoção do sucesso escolar, tanto pela identificação das necessidades formativas em cada plano de ação estratégica dos agrupamentos/ escolas como pela organização, em parceria com instituições de ensino superior, de ações de curta duração em didáticas específicas, destinadas a professores dos vários ciclos de ensino.

Promoção do Sucesso: alguns indicadores

As escolas através dos Planos de Ação Estratégica (PAE) definiram as linhas estratégicas de ação, inscreveram medidas pedagógicas com carácter predominante preventivo nos anos iniciais de ciclo, alteraram dinâmicas de trabalho em sala de aula, reforçaram o trabalho colaborativo dos docentes e a reflexão sobre a prática docente. É nesta rede de interações que a diferenciação e inovação pedagógicas emergem e os resultados começam a surgir.

Após um ano de execução dos PAE é possível apresentar alguns indicadores que mostram o caminho feito na redução do insucesso escolar.

II Ciclo de Seminários Regionais PNPSE 2017/2018

O II Ciclo de Seminários Reginais PNPSE, centrado na abordagem das problemáticas relativas aos “Desafios Curriculares e Organizacionais das Lideranças Escolares”, realizou-se entre 19 de outubro de 2017 e 7 de fevereiro de 2018, num total de 36 sessões de trabalho que contaram com 3095 inscritos.

Aqui se dá notícia do modo como foram concebidos estes encontros, da abordagem temática realizada e dos resultados da avaliação efetuada por cerca de 45% dos inscritos nesta atividade.

Literacia da leitura, a prioridade necessária nos dois primeiros anos de escolaridade

Apesar do enorme progresso alcançado no sistema educativo, os dados escolares continuam a evidenciar vulnerabilidades dificultadoras da realização plena do imperativo constitucional da equidade educativa e da igualdade de oportunidades de sucesso escolar para todos os alunos. A comprová-lo está o elevado número de alunos que continua anualmente em elevado risco de retenção e o facto de a sua incidência tender a ocorrer nos grupos de alunos provenientes de meios socioeconómicos e culturais mais desfavorecidos.

A Voz das Escolas

No âmbito do PNPSE, os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas são convidados a divulgar, através da realização de pequenos vídeos, as medidas inscritas nos Planos de Ação de Estratégica, de caráter preventivo e mais eficazes na promoção do sucesso escolar. A Voz das Escolas apresenta uma amostra destes vídeos ilustrativos de dinâmicas de promoção do sucesso que, em conjunto com muitos outros, se encontram disponíveis no website PNPSE.

Práticas de monitorização

Enquanto instrumento operacionalizador do projeto educativo, as escolas são convidadas a avaliarem o plano de ação estratégica de forma sistemática, com base na monitorização dos indicadores traçados pelas escolas para cada uma das medidas de promoção do sucesso escolar. Esta avaliação, em muitas escolas, é realizada pela equipa de autoavaliação ou por uma equipa de coordenadores das medidas de promoção do sucesso escolar.

O Agrupamento de Escolas de Almeirim divulga essa prática de avaliação na sua página web.

Abordagem contextual e autorregulação - 1

O Programa do XXI Governo Constitucional apontou como um dos objetivos, na área da educação, a redução para metade do insucesso escolar, com especial incidência no ensino básico. O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) desafiou os Agrupamentos de Escola e as Escolas não Agrupadas (AE/ENA) a criarem um Plano de Ação Estratégica (PAE) através do qual orientassem, por um período de dois anos, as intervenções prioritárias na melhoria das taxas de sucesso. O Simulador PNPSE de Projeção de Compromisso tem como objetivo permitir a cada escola, tendo por base o histórico dos seus resultados, projetar e monitorizar os dados de transição/retenção no período de duração do PAE. Este instrumento permite ainda comparar os dados internos da escola com os dados nacionais e regionais (da NUT e Município) para que, de modo contextualizado, possa planear os resultados internos que permitam o seu contributo na realização do compromisso nacional.

Abordagem contextual e autorregulação - 2

A promoção do sucesso escolar, evidenciada pelo aumento das taxas de transição, necessita de processos de monitorização que admitam o reconhecimento das diferenças contextuais de cada turma. O PNPSE criou um instrumento de simulação que permite, em termos meramente indicativos, a projeção dos valores de desempenho para cada turma como forma de autorregulação das decisões organizacionais e pedagógicas da escola.

Impulsionar dinâmicas de sucesso

A escola do sec. XXI tem de responder aos desígnios e aos objetivos que o futuro exige de nós, pensados de forma global e integrada. A escola tem de mudar o que ensina e como ensina, bem como no modo de gerir os recursos e a organização institucional.

Num mundo em permanente mudança tecnológica e do conhecimento, a escola deve preparar os jovens para virem a desempenhar funções em áreas que hoje não dominamos. É, portanto, neste contexto que a escola tem de se mobilizar para preparar os alunos.

II Seminário Nacional PNPSE "A vez e a voz das comunidades educativas"

O II Seminário Nacional PNPSE "A vez e a voz das comunidades educativas" irá decorrer no próximo dia 3 de julho de 2018, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. É destinado às comunidades educativas: agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, pais, autarquias, comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas e outros parceiros locais para a promoção do sucesso escolar. Pretende-se divulgar boas práticas e dinâmicas de promoção do sucesso escolar implementadas no âmbito do PNPSE considerando também as parcerias de convergência escolar nos territórios.

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Publicações
O Centro de Documentação e Informação em Educação publica regularmente um boletim bibliográfico. Consulte a última edição nesta ligação.

DigComp 2.1: The Digital Competence Framework for Citizens with eight proficiency levels and examples of use | Comissão Europeia | 2017

 

Internet literacy handbook | Conselho da Europa | 2017

 
Vídeo do mês
Diferenciação Pedagógica
 
Legislação em destaque
Direção-Geral da Educação:
- Legislação sobre Currículo
- Júri Nacional de Exames
- Educação Especial
Outra legislação:

Despacho Normativo n.º 6/2018 - Diário da República n.º 72/2018, Série II de 2018-04-12
Educação - Gabinetes da Secretária de Estado Adjunta e da Educação e do Secretário de Estado da Educação 
Estabelece os procedimentos da matrícula e respetiva renovação e as normas a observar na distribuição de crianças e alunos.
Decreto Legislativo Regional n.º 7/2018/M - Diário da República n.º 75/2018, Série I de 2018-04-17
Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa
Terceira alteração do Estatuto da Carreira Docente da Região Autónoma da Madeira, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 6/2008/M, de 25 de fevereiro.
Lei n.º 17/2018 - Diário da República n.º 77/2018, Série I de 2018-04-19
Assembleia da República
Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 15/2018, de 7 de março, que aprova o regime específico de seleção e recrutamento de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança.
Portaria n.º 107-A/2018 - Diário da República n.º 77/2018, 1º Suplemento, Série I de 2018-04-19
Finanças e Educação
Dotação de vagas do concurso externo, concurso externo extraordinário, concurso externo do ensino artístico especializado de música e da dança, concurso extraordinário de vinculação do pessoal docente das componentes técnico-artísticas do ensino artístico especializado das artes visuais e dos audiovisuais a ocorrer em 2018.
Portaria n.º 107-B/2018 - Diário da República n.º 77/2018, 1º Suplemento, Série I de 2018-04-19
Finanças e Educação
Dotação das vagas do concurso interno antecipado, concurso interno do ensino artístico especializado da música e da dança a ocorrer em 2018.
Despacho n.º 4030-A/2018 - Diário da República n.º 77/2018, 1º Suplemento, Série II de 2018-04-19
Educação - Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Educação
Determina a realização de concurso interno antecipado no ano de 2018.
Aviso n.º 5442-A/2018 - Diário da República n.º 78/2018, 2º Suplemento, Série II de 2018-04-20
Educação - Direção-Geral da Administração Escolar
Concurso de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano escolar de 2018/2019, nos termos do previsto e regulado pelo Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na última redação que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março, com a alteração prevista no artigo 315.º da Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro.
Parecer n.º 7/2018 - Diário da República n.º 81/2018, Série II de 2018-04-26
Educação - Conselho Nacional de Educação 
Parecer sobre regime jurídico da educação inclusiva no âmbito da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
Portaria n.º 113/2018 - Diário da República n.º 83/2018, Série I de 2018-04-30
Educação, Saúde e Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural 
Institui o regime escolar previsto no Regulamento (UE) n.º 1308/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de dezembro, na redação dada pelo Regulamento (UE) 2016/791, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de maio, estabelecendo as regras nacionais complementares da ajuda à distribuição de fruta, produtos hortícolas e bananas e leite e produtos lácteos, nos estabelecimentos de ensino, às medidas educativas de acompanhamento e a certos custos conexos, em aplicação da respetiva estratégia nacional para o período compreendido entre 1 de agosto de 2017 e 31 de julho de 2023.
Despacho n.º 4305/2018 - Diário da República n.º 83/2018, Série II de 2018-04-30
Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Economia - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P. 
Extinção de Centros Qualifica, cuja criação foi autorizada nos termos do Despacho n.º 1971/2017, de 8 de março.
Portaria n.º 119/2018 - Diário da República n.º 86/2018, Série I de 2018-05-04
Educação 
Define os termos e a forma como se processa o reposicionamento no escalão da carreira docente dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário do pessoal docente com tempo de serviço prestado antes do ingresso na referida carreira e a que se refere o n.º 3 do artigo 36.º e o n.º 1 do artigo 133.º do respetivo estatuto de carreira docente (ECD).
Despacho n.º 4523-A/2018 - Diário da República n.º 88/2018, 1º Suplemento, Série II de 2018-05-08
Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Despacho que determina o calendário de adoção de manuais escolares para 2018 e altera o despacho n.º 11421/2014, de 11 setembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 175, de 11 de setembro, na sua redação atual.
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