Nota de Abertura
Projeto de Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira
Criado em 2020, o Projeto de Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) é um projeto de cooperação entre os governos de Portugal e de Espanha e as Comunidades Autónomas, com a colaboração da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) como parceiro estratégico. O objetivo principal do projeto é promover a cooperação entre os dois países no desenvolvimento educativo, social e económico dos territórios de fronteira, através da criação de uma rede de escolas.
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Artigo de Opinião
Novos indicadores a incluir nos dados de contexto das escolas

Luísa Loura
Professora Associada (Aposentada)
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Diretora
Pordata/Fundação Francisco Manuel dos Santos
Os tempos atuais são especialmente desafiantes para a educação: o incomensurável saber contido nos longos anos de experiência dos milhares de professores que se vão aposentar terá de ser reconstruído de novo e o refrescamento demográfico do país, fruto do forte aumento da atratividade migratória, irá trazer uma miríade de culturas para dentro das nossas escolas.
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Este documento analisa o apoio dos professores aos alunos nas aulas de matemática, com base em dados do PISA 2022 e de ciclos anteriores. Destaca as principais tendências e explora de que forma os contextos escolares, as práticas dos professores e as características dos alunos influenciam o nível de apoio recebido.
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Os professores desempenham um papel fundamental na definição dos resultados educativos dos alunos em ambientes de aprendizagem cada vez mais digitais, na exploração dos benefícios das tecnologias educativas e na proteção dos alunos contra os riscos associados aos recursos digitais.
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À medida que as capacidades da inteligência artificial (IA) e da robótica continuam a evoluir, e que a forma como os humanos realizam tarefas se transforma, os sistemas educativos devem começar a reavaliar as competências necessárias para a vida e o trabalho neste novo contexto.
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A DGE abriu o processo de candidatura ao PEBI. A candidatura decorre até ao dia 15 de julho de 2025.
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O Estudo de monitorização da implementação do Despacho n.º 8127/2021, que determina a oferta alimentar em meio escolar - 2025, já está disponível para consulta.
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“Prepara-te para o exame de Português” integra mais de 100 links para conteúdos educativos digitais, organizados em 3 domínios: Leitura e Escrita, Educação Literária e Gramática.
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Na edição deste ano, dedicada ao tema “Oceano: um património que une gerações”, pretende-se despertar a atenção para a profunda ligação que existe entre o Oceano e a preservação e maximização dos direitos humanos.
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O Plano Nacional de Leitura apresenta o primeiro material didático publicado em Portugal dedicado à leitura de literatura por aprendentes de português como língua adicional.
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Está disponível a edição fevereiro - abril de 2025 da newsletter UAARE. Esta edição reflete o compromisso contínuo do Programa UAARE em apoiar os alunos-atletas na conciliação entre a vida escolar e desportiva.
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A Direção Geral da Educação – Direção de Serviços de Projetos Educativos, elaborou recursos pedagógicos que se destinam a crianças e alunos desde a Educação Pré-escolar ao Ensino Secundário.
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O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos foi palco da cerimónia de abertura da edição de 2025 dos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis do Desporto Escolar.
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A plataforma CriA.On, num processo criativo que contou com o envolvimento de 10 jovens Líderes Digitais, desenvolveu três recursos educativos que podem ser utilizados em contexto escolar ou em ambientes informais de aprendizagem.
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A Universidade dos Valores disponibiliza gratuitamente mais de 140 recursos pedagógicos para promover uma cidadania ativa e eficaz nas escolas.
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Promovido pela DGE, decorreu, no passado dia 6 de junho, no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, no Porto, o Evento Nacional LED – Laboratórios de Educação Digital: Aprendizagem em Ação.
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No dia 9 de maio de 2025, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira celebrou o Dia da Europa com uma tarde dedicada à cidadania europeia, no âmbito das atividades do seu Clube Europeu.
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A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, divulga o vídeo com a gravação dos momentos que marcaram o Encontro Nacional de Cidadania Digital.
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No dia 5 de maio, a Nobre Casa de Cidadania, em parceria com a DGE, dinamizou uma sessão sobre Voluntariado para cerca de 75 alunos do 4.º ano da Escola Básica São João de Brito.
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O projeto “Democracia, para que te quero?”, uma parceria entre a TSF e a DGE, passou no dia 29 de maio pelo Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro, numa sessão repleta de participação cívica e reflexão crítica.
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Outras notícias da Educação
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A Comissão Europeia lançou, dia 13 de maio, uma consulta pública sobre o projeto de orientações para a proteção dos menores em linha.
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Realizou-se em Aveiro, no dia 29 de maio, com a presença da Direção-Geral da Educação, o evento final do programa “Dá-lhe gás – Nada se Perde, Tudo se Renova’”.
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A 11.ª edição do projeto “A Voz dos Jovens”, iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, terminou no dia 19 de maio com a realização do Fórum de encerramento na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
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Realizou-se em Gaia, no dia 28 de maio, com a presença da Direção-Geral da Educação, o evento final “O Futuro começa agora”, organizado pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN).
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As candidaturas à 3.ª edição do Prémio Sonae Educação, no valor de 150 mil euros, decorrem até 30 de junho e estão abertas a escolas públicas e instituições de natureza pública e privada, com ou sem fins lucrativos.
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No próximo dia 26 de junho de 2025, entre as 10h - 12h30, terá lugar a conferência “Como melhorar a segurança rodoviária nas nossas vilas e cidades”.
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Entre os dias 8 e 9 de maio, a Academi@ STEM Mangualde participou no evento internacional Educating the Educators V, no Chipre, considerado um dos mais relevantes encontros dedicados à inovação no ensino STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
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No âmbito das comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, os alunos das turmas 5.ºG, 5.ºJ, 6.ºE, 6.ºF e 6.ºJ da Escola Básica de Valadares, exploraram durante o ano letivo de 2024/25 na disciplina de Educação Visual, diversas técnicas expressivas como o desenho, a colagem e a pintura.
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Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
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Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
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Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
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desde 2016
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