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Nota de Abertura

Projeto de Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira

Criado em 2020, o Projeto de Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) é um projeto de cooperação entre os governos de Portugal e de Espanha e as Comunidades Autónomas, com a colaboração da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) como parceiro estratégico. O objetivo principal do projeto é promover a cooperação entre os dois países no desenvolvimento educativo, social e económico dos territórios de fronteira, através da criação de uma rede de escolas.
Artigo de Opinião

Novos indicadores a incluir nos dados de contexto das escolas


 Luísa Loura
 Professora Associada (Aposentada)
 Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 
 Diretora
 Pordata/Fundação Francisco Manuel dos Santos

Os tempos atuais são especialmente desafiantes para a educação: o incomensurável saber contido nos longos anos de experiência dos milhares de professores que se vão aposentar terá de ser reconstruído de novo e o refrescamento demográfico do país, fruto do forte aumento da atratividade migratória, irá trazer uma miríade de culturas para dentro das nossas escolas. 

Publicações recentes


 

 
Este documento analisa o apoio dos professores aos alunos nas aulas de matemática, com base em dados do PISA 2022 e de ciclos anteriores. Destaca as principais tendências e explora de que forma os contextos escolares, as práticas dos professores e as características dos alunos influenciam o nível de apoio recebido.
 

 
Os professores desempenham um papel fundamental na definição dos resultados educativos dos alunos em ambientes de aprendizagem cada vez mais digitais, na exploração dos benefícios das tecnologias educativas e na proteção dos alunos contra os riscos associados aos recursos digitais.
 

 
À medida que as capacidades da inteligência artificial (IA) e da robótica continuam a evoluir, e que a forma como os humanos realizam tarefas se transforma, os sistemas educativos devem começar a reavaliar as competências necessárias para a vida e o trabalho neste novo contexto.

Notícias DGE


A DGE abriu o processo de candidatura ao PEBI. A candidatura decorre até ao dia 15 de julho de 2025.
O Estudo de monitorização da implementação do Despacho n.º 8127/2021, que determina a oferta alimentar em meio escolar - 2025, já está disponível para consulta. 
“Prepara-te para o exame de Português” integra mais de 100 links para conteúdos educativos digitais, organizados em 3 domínios: Leitura e Escrita, Educação Literária e Gramática.
Na edição deste ano, dedicada ao tema “Oceano: um património que une gerações”, pretende-se despertar a atenção para a profunda ligação que existe entre o Oceano e a preservação e maximização dos direitos humanos.
O Plano Nacional de Leitura apresenta o primeiro material didático publicado em Portugal dedicado à leitura de literatura por aprendentes de português como língua adicional.
Está disponível a edição fevereiro - abril de 2025 da newsletter UAARE. Esta edição reflete o compromisso contínuo do Programa UAARE em apoiar os alunos-atletas na conciliação entre a vida escolar e desportiva.
A Direção Geral da Educação – Direção de Serviços de Projetos Educativos, elaborou recursos pedagógicos que se destinam a crianças e alunos desde a Educação Pré-escolar ao Ensino Secundário.
O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos foi palco da cerimónia de abertura da edição de 2025 dos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis do Desporto Escolar.
A plataforma CriA.On, num processo criativo que contou com o envolvimento de 10 jovens Líderes Digitais, desenvolveu três recursos educativos que podem ser utilizados em contexto escolar ou em ambientes informais de aprendizagem.
A Universidade dos Valores disponibiliza gratuitamente mais de 140 recursos pedagógicos para promover uma cidadania ativa e eficaz nas escolas.
Promovido pela DGE, decorreu, no passado dia 6 de junho, no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, no Porto, o Evento Nacional LED – Laboratórios de Educação Digital: Aprendizagem em Ação.
No dia 9 de maio de 2025, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira celebrou o Dia da Europa com uma tarde dedicada à cidadania europeia, no âmbito das atividades do seu Clube Europeu.
A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, divulga o vídeo com a gravação dos momentos que marcaram o Encontro Nacional de Cidadania Digital. 
No dia 5 de maio, a Nobre Casa de Cidadania, em parceria com a DGE, dinamizou uma sessão sobre Voluntariado para cerca de 75 alunos do 4.º ano da Escola Básica São João de Brito.
O projeto “Democracia, para que te quero?”, uma parceria entre a TSF e a DGE, passou no dia 29 de maio pelo Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro, numa sessão repleta de participação cívica e reflexão crítica.

Outras notícias da Educação


A Comissão Europeia lançou, dia 13 de maio, uma consulta pública sobre o projeto de orientações para a proteção dos menores em linha.
Realizou-se em Aveiro, no dia 29 de maio, com a presença da Direção-Geral da Educação, o evento final do programa “Dá-lhe gás – Nada se Perde, Tudo se Renova’”.
A 11.ª edição do projeto “A Voz dos Jovens”, iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, terminou no dia 19 de maio com a realização do Fórum de encerramento na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
Realizou-se em Gaia, no dia 28 de maio, com a presença da Direção-Geral da Educação, o evento final “O Futuro começa agora”, organizado pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN).
As candidaturas à 3.ª edição do Prémio Sonae Educação, no valor de 150 mil euros, decorrem até 30 de junho e estão abertas a escolas públicas e instituições de natureza pública e privada, com ou sem fins lucrativos. 
No próximo dia 26 de junho de 2025, entre as 10h - 12h30, terá lugar a conferência “Como melhorar a segurança rodoviária nas nossas vilas e cidades”.

Boas Práticas


 

 
Entre os dias 8 e 9 de maio, a Academi@ STEM Mangualde participou no evento internacional Educating the Educators V, no Chipre, considerado um dos mais relevantes encontros dedicados à inovação no ensino STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 
 

 
No âmbito das comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, os alunos das turmas 5.ºG, 5.ºJ, 6.ºE, 6.ºF e 6.ºJ da Escola Básica de Valadares, exploraram durante o ano letivo de 2024/25 na disciplina de Educação Visual, diversas técnicas expressivas como o desenho, a colagem e a pintura.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo



 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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