novembro 2018
Nota de Abertura

Educação Inclusiva: foco nas políticas, nas escolas e nas práticas
 
O Ministério da Educação aposta numa escola inclusiva onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram caminhos que lhes possibilitam o desenvolvimento de níveis de educação e de formação promotores da sua plena inclusão social.
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Inclusão: notícias a meio da viagem...


 
David Rodrigues
 
Se a aprendizagem fosse vista como uma transmissão de conhecimentos, uma simples transmissão de conhecimentos, teríamos de encarar o aluno como um recipiente que receberia mais ou menos conforme a sua capacidade prévia…
Artigos

Educação Inclusiva: um imperativo ético

Para além de uma questão técnica ou pedagógica, a educação inclusiva é, acima de tudo, uma questão de direitos humanos, pelo que a sua prossecução terá sempre um carácter de urgência.

A aplicação do DL n.º 54/2018 mais do que o garante do direito a uma educação de qualidade para todos os alunos é uma validação de práticas de muitas das escolas e um encorajamento para que mais escolas o façam. 

A inclusão no Agrupamento de Escolas de Colmeias - Ir transformando o nosso desejo pela construção quotidiana de uma cidadania justa

Para já, estamos todos com o profissionalismo, o saber e o bom senso que impera no nosso Agrupamento (e que reconhecemos que é transversal a todas escolas/agrupamentos do nosso país) a fazer caminho, dando os passos para que a ESCOLA seja uma escola de possíveis e não de impossíveis. Neste fazer caminho, nenhuma criança, aluno ou aluna ficou “para trás” desde o início do presente ano letivo. Não ficámos “parados”. Estamos todos a caminhar. Sem caminhar, não se faz caminho. Hoje, estamos a caminhar assim. Amanhã, por certo, caminharemos melhor. 

Implementação do Decreto-lei nº54/2018, de 6 de julho 

No horizonte de Uma Escola Inclusiva...os Sonhos que fazem Acontecer!

Reconhecendo a diversidade dos seus alunos tornou-se emergente encontrar formas de atuar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa.

Por uma escola de todos e para todos

O Agrupamento revê-se na sua missão de compromisso com o sucesso educativo dos alunos, na missão de transmitir saber, desenvolver competências estruturantes que permitam ler o mundo e ter capacidade de resposta face às mutações constantes, de contribuir para a formação de cidadãos criativos, dotados de sentido crítico e capazes de exercer uma cidadania ativa. 

Educação inclusiva: Uma cultura de agrupamento, um caminho para SER PESSOA

Neste momento, cada dia é uma oportunidade de aprendizagem não só para os alunos, mas também para todos nós. A gestão do currículo e as dinâmicas pedagógicas visam dar oportunidade a que todos os alunos aprendam. Acreditamos na nossa comunidade educativa e no caminho que estamos a seguir.

Educação Inclusiva e Sucesso Escolar um “olhar” do PNPSE

É neste quadro que o PNPSE se funde com a Educação Inclusiva, que comunga desta visão de prevenção, enfoque no currículo, nas aprendizagem e na sala de aula. Ambos reconhecem a diversidade dos alunos como oportunidade, mobilizando meios e recursos para promover aprendizagens de qualidade e de excelência.  

Processo de implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho

É claro que, por vezes, todos nós somos assaltados por dúvidas e inquietações inerentes a qualquer processo de mudança. Mas poderei dizer, com alguma segurança, que ao acreditarmos que estas mudanças constituem um passo em frente necessário para a criação de melhores de condições de atendimento para todos aqueles que constituem a razão de ser da nossa profissão, estamos por certo mais aptos para encontrarmos as soluções necessárias ao invés de nos afundarmos num “mar de problemas”.

Ação de Formação “Para o Desenvolvimento de uma Escola Inclusiva”

Na qualidade de formadoras temos presenciado o crescente envolvimento por parte dos formandos, a intensificação dos momentos de partilha e os momentos de reflexão de maior profundidade, espelhando uma maior apropriação dos princípios e conceitos no âmbito da Educação Inclusiva. O maior conhecimento no domínio das medidas da política educativa vigente, dos documentos orientadores (Perfil do Aluno, Aprendizagens Essenciais) e do quadro legislativo atual é notório na evolução do discurso e ideias plasmadas aquando do decorrer das sessões.

Nos trilhos de uma educação cada vez mais inclusiva: Contributo para a formação de professores e de outros profissionais

O contexto da ação política e organizacional justificam a necessidade de oferecer um conjunto sistematizado de conhecimentos que ajudem os atores educativos a conceberem, organizarem, monitorizarem e avaliarem modelos e práticas de inclusão e de inovação educacional.

Educação inclusiva: Dos caminhos percorridos à inclusão efectiva

Entende-se que os desafios que se avizinham são complexos, mas potenciadores de mudanças organizacionais e pedagógicas, que se pretendem que sejam sustentáveis ao longo do tempo. Reconhece-se, contudo, que a inclusão é um processo em construção e que é necessário tempo e investimento para que seja uma rotina bem estabelecida na escola.

Promovendo a Educação Inclusiva

Todas estas mudanças inerentes ao processo evolutivo da inclusão constituem-se como um enorme desafio e exigem um maior envolvimento, comprometimento e capacitação e até formação de todos os profissionais e também das lideranças ao nível da Escola, bem como o envolvimento de toda a comunidade educativa para o sucesso de Todos e de cada Um e para que seja fortalecida uma linha de atuação cooperativa com ganhos para todos.

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Informações às Escolas
 
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Publicações

O Centro de Documentação e Informação em Educação publica regularmente um boletim bibliográfico. Consulte a última edição nesta ligação.

Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática | DGE | 2018

 

Questões sobre o D.L. nº 54/2018, 6 julho - Perguntas Frequentes | DGE | 2018

 
Vídeos sobre Educação Inclusiva

      
 

                                       

Legislação em destaque
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