maio 2021
Nota de Abertura

5 MAIO - DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação



A Língua Portuguesa constitui hoje um património extremamente rico, construído ao longo de muitos séculos e que se renova no uso diário, em todas os continentes, dos mais de 250 milhões que sentem, pensam, escrevem, leem, escutam e falam em Português.

Por o fazermos juntos ganha um sentido mais amplo. Tão amplo quanto o da vasta Comunidade a que temos a felicidade de pertencer. Uma vastidão sobre a qual se exercem os gritantes e complexos desafios da globalização e da digitalização, que mais não fazem do que reforçar esta nossa Comunidade chamada Língua Portuguesa num devir sempre inacabado.

Um devir que se interpreta e percorre cruzando fronteiras e adicionando a sua diferença à diferença que os outros são e fazem. Não fundindo identidades, mas antes, justamente, nunca obliterando a sua identidade, sem jamais a impor aos demais.

 
Artigos

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Assinalando a passagem de dois anos após a proclamação, em 2019, na 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, do dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, decidiu a Direção-Geral da Educação (DGE) lançar pela primeira vez uma edição do boletim digital Noesis inteiramente dedicada à comemoração daquele dia.

Dia Mundial da Língua Portuguesa


Eduardo Ferro Rodrigues
Mensagem do Presidente da Assembleia da República


Comemora-se hoje, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, proclamado, por aclamação, em 25 de novembro de 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sob proposta dos Países Lusófonos, apoiada por mais 24 Estados. 

Pela primeira vez, a UNESCO celebrou uma língua não oficial, e fê-lo recordando o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas.

Foi com enorme satisfação que tomei conhecimento desta proclamação, que me levou, enquanto Presidente da Assembleia da República, a apresentar um Voto de Congratulação, que foi aprovado, por unanimidade, na Reunião Plenária de 29 de novembro de 2019.

 

[continuar a ler]

(…) o ensino da língua é sempre perspetivado tendo em conta a sua dimensão cultural, pois esta é a essência de uma língua e de um povo (..)

Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras de Lisboa (FLUL)

O Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras de Lisboa (FLUL), criado em 2011, veio cimentar a longa experiência em ensino de português língua estrangeira (PLE), iniciada no curso de verão de 1934, assumindo um papel de relevo de divulgação da língua. O Instituto assenta em três eixos essenciais: o ensino, a cultura e a investigação.

Uma humanização do ensino da Língua Portuguesa 

Associação de Professores de Português (APP) 

A Associação de Professores de Português (APP) foi criada em 1977 pela professora Maria Helena Mira Mateus. A fundação da associação, de que foi a primeira presidente, está fortemente ligada à sua valorização da função social das Faculdades de Letras na formação de professores e ao significado que dava ao que é ser “professor de língua materna.”  

A Importância da Língua Portuguesa

Clara de la Féria Gaspar da Franca Pestana (Escola Secundária de Camões)

Não é fácil começar um texto acerca da importância da língua portuguesa. Não é um tema que faça parte das nossas principais reflexões. Raramente nos apercebemos de que é uma extensão do nosso corpo. Tal como os olhos nos permitem observar e ter uma consciência única do que nos rodeia, a língua, que une a voz à história e à cultura, dá-nos a possibilidade de exprimir as nossas vivências, os nossos sentimentos e desejos com milhões de outros seres humanos.  

Queria hoje falar da minha pátria e “a minha pátria é a língua portuguesa” 

 

Miguel Pimenta



 



Queria hoje falar desta língua-pátria terna e áspera que é bela e autêntica, que ama timidamente e que nasceu para que os homens pudessem ousar falar de saudade, esta saudade que, qual pecado original, brota de nós a partir do momento em que tomamos consciência de que falamos português. 

A técnica mais forte da comunidade lusófona


Nuno Delgado



 



Ser Lusófono é dominar a quarta língua mais falada em todo o mundo. É um poder enorme, é como dominar uma das técnicas mais poderosas do Judo num tatami olímpico. É claro que a língua portuguesa, tal como as técnicas poderosas do Judo, se adaptam a cada estilo de judoca e o mesmo acontece com a nossa língua, que, nos vários países falantes, tem diferentes formas de expressão, sotaque e palavras. 

Quem é este homem que está a falar uma língua estrangeira?

 

Richard Zimler



 




Os americanos podem ser tolos quando se trata de aprender uma língua estrangeira; vivem num país tão grande e dinâmico que tendem a pensar que só precisam – e só precisarão – de falar inglês. Eu pensava o mesmo até começar a visitar Portugal nos anos 80 do século passado e percebi que nunca seria capaz de conversar sobre nada além de trivialidades com os portugueses, a menos que aprendesse a língua deles.  

Importância da Língua Portuguesa

 

Sónia Moreira



 




Sou professora como primeira opção. A paixão pela arte de aprender a ensinar está presente no meu dia a dia. Reflito sobre a importância da Língua Portuguesa, neste dia da sua comemoração, considerando que o desafio de ensinar a ler, a escrever e a apreciar o valor que esta tem nos seus diversos domínios é, sem dúvida, uma arte!  

O Contributo das Tertúlias Dialógicas do Projeto INCLUD-ED para a aprendizagem da Língua Portuguesa

Agrupamento de Escolas da Boa Água

O Agrupamento de Escolas da Boa Água, enquanto palco das medidas de Inovação Pedagógica nos últimos anos, foi desafiado, em julho de 2017, pela Direção-Geral da Educação para abraçar o Estudo Europeu INCLUD-ED (Estratégias para a Inclusão e Coesão Social na Europa a partir da Educação), desenvolvido pela Universidade de Barcelona. Este estudo promove a coesão social e o sucesso educativo através da aplicação de 6 Ações Educativas de Sucesso (AES).   

A palavra como ofício

“Pertenço à raça daqueles que percorrem o labirinto/sem jamais perderem o fio de linho da palavra” − escreveu Sophia de Mello Breyner Andresen no poema “Em Creta”. Numa alusão ao tema do labirinto e do Minotauro, acentua-se, nestes versos, o facto de a poesia ser discurso, de a escrita poética permitir registar, por via da extraordinária tenacidade da língua, uma singular disposição do mundo quer interior (o do próprio eu) quer exterior (uma mundaneidade, no sentido etimológico do termo).

Contributo para um breve cânone literário de celebração à Língua Portuguesa no dia 5 de maio

Alberto Manguel, ensaísta, romancista premiado, autor de vários best-sellers internacionais e, sobretudo, um formidável leitor, escreveu que ler em voz alta, ler em silêncio, guardar bibliotecas íntimas de palavras memorizadas são capacidades impressionantes.

Propostas de Atividades
Dia Mundial da Língua Portuguesa | 1.º e 2.º ciclos

Dia Mundial da Língua Portuguesa | 3.º ciclo e ensino secundário

 

Pedro I, o Rei Saudade | 3.º ciclo

 

Etimologia | Ensino Secundário

 
Informação às Escolas
 
 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

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