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Nota de Abertura

Responder à diversidade dos alunos através do aumento da participação de todos na aprendizagem e na vida da comunidade escolar


Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Educação




No Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho é afirmado que “No centro da atividade da escola estão o currículo e as aprendizagens dos alunos.” Neste final de ano letivo e em jeito de balanço, a Direção-Geral da Educação (DGE) reafirma a importância de fazer com as escolas e os seus professores e educadores este caminho de centralização na inclusão, através do currículo e da participação de todos, na aprendizagem e na vida da comunidade escolar. Orgulhamo-nos da qualidade do trabalho que é feito por todos. Temos, por isso, uma cada vez melhor escola pública que resulta do trabalho dos seus profissionais. A título de exemplo, observem-se as taxas de abandono escolar precoce e a redução significativa das mesmas nos últimos 20 anos: 

 - Em 2002: 45,0%
 - Em 2022: 6,0%

Atendamos ao referencial para a Educação que temos no nosso país: “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória afirma-se (...) como documento de referência para a organização de todo o sistema educativo, contribuindo para a convergência e a articulação das decisões inerentes às várias dimensões do desenvolvimento curricular.”

 
Artigo de Opinião

IA Generativa - O novo desafio na e para a Educação



 Marco Neves 
 Agrupamento de Escolas da Batalha    









Atualmente o ser humano é desafiado na sua última exclusividade, a Inteligência . Nesse sentido,  a humanidade enfrenta complexos desafios colocados pela inteligência artificial (IA) através de sistemas cognitivos avançados, acentuados desde o surgimento do ChatGPT em novembro de 2022. 
A IA generativa, produzindo textos, imagens e vídeos, desafia a noção de produção exclusivamente humana, provocando reflexões profundas no campo educacional. É crucial entender esta nova realidade e a resposta crítica, urgente e necessária da educação em toda a sua plenitude, preparando devidamente os alunos para estas realidades através da promoção de uma literacia para a IA.

 

Notícias


Encontram-se abertas, até 20 de julho de 2023, as inscrições para a oficina de formação contínua de docentes “O Desenvolvimento Sustentável como domínio da Educação para a Cidadania”.
Com o tema “Sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe!”, a 6.ª edição do Concurso Kamishibai Plurilingue encontra-se com inscrições abertas até 15 de outubro de 2023.
No âmbito das atividades do projeto internacional INCLUDEED, acaba de ser lançado o curso online assíncrono Um passo adiante. Para interações orais do dia a dia em português europeu.
No dia 4 de julho, o Agrupamento de Escolas Templários trouxe a Lisboa alguns alunos que haviam participado no Cortejo dos Rapazes (Cortejo dos Tabuleiros para os mais pequenos).
O objetivo deste conjunto de ferramentas didáticas, centradas na Iniciativa de Cidadania Europeia, é dotar os alunos de conhecimentos e competências que lhes permitam ser cidadãos europeus ativos e empenhados.
Este Boletim pretende divulgar o trabalho desenvolvido por esses clubes, mostrando o envolvimento e participação dos alunos no projeto de construção europeia, descobrindo os seus direitos e deveres como cidadãos europeus.
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Direção-Geral da Educação publicaram o guia “O Direito a Ser nas Escolas”, orientações destinadas a pessoal docente e não docente com vista a uma Escola mais inclusiva.
A Fundação O Século acolheu, no dia 23 de junho, a cerimónia de encerramento do primeiro Integrity Bootcamp: Educação para a Integridade.
Partilha com Energia é um programa promovido e operacionalizado pela EDP que conta com a parceria da Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação para a Cidadania.
Na sequência da iniciativa “Programação e Robótica na Escola", a Direção-Geral da Educação organizou um ciclo de seminários online, o qual decorreu entre 23 de fevereiro e 20 de junho de 2023.
Decorreu no fim de semana de 3 e 4 de junho, no Centro Ciência Viva de Estremoz / Pólo de Estremoz da Universidade de Évora, a final nacional da 9.ª edição das OPG.
A UNICEF Portugal e a AXA Group Operations Portugal, com o apoio da DGE, promoveram, durante o passado mês de fevereiro, a campanha de Cidadania Digital "Segurança Digital, Ação Real".
 

 
O projeto «Desporto Escolar Comunidade» vai ser impulsionado através da parceria da Direção-Geral da Educação (DGE) e do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Até 28 de julho, podem candidatar-se Agrupamentos de Escolas ou Escolas Não Agrupadas (AE/ENA).
 

 
Terminado o ano letivo 2022-23, é tempo de divulgar algumas das muitas iniciativas pedagógicas que estiveram em curso nas escolas, mostrando uma parte do muito que se produziu neste espaço-tempo.

De facto, é com grande emoção que damos testemunho do magnífico crescimento de diferentes projetos pedagógicos em termos de evolução, de dinâmicas experimentadas, de parcerias bem-sucedidas e do número crescente de alunos e professores envolvidos – quase 170 000 espectadores num ano letivo – numa vastíssima programação cinematográfica que é pertença de todas as comunidades que nela participam!

Esperamos que da partilha das múltiplas iniciativas ocorridas possa resultar algo mais profundo e transformador para as alunas e alunos que nelas estão envolvidos: a experiência singular da iniciação na cinefilia.

Vamos continuar a trabalhar para isso e muito obrigada a todas e todos.

Boas Práticas


Estás a ler?
Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria
 

Depois de uma pausa forçada pela pandemia, está de regresso a Tomar a iniciativa ‘Estás a ler?”, uma ação do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em parceria com o Município e ainda com cinco cafés, que disponibilizam as respetivas esplanadas como ‘palco’ para uma pequena biblioteca… ao dispor dos clientes.
Atividade STEM do 8.º ano em parceria com a Felmica
Agrupamento de Escolas de Mangualde
 

Nos dias 19 e 21 de abril, as turmas do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde tiveram a oportunidade de ter uma atividade STEM nas instalações da Felmica. A dinamização da atividade foi realizada por funcionários da empresa, juntamente com as professoras das respetivas turmas.
Projeto MANO A MANO
Agrupamento de Escolas de S. João da Talha
 

Porque consideramos que a educação inclusiva pressupõe a diminuição de barreiras de qualquer tipo, inclusivamente de natureza sócio económica, criámos há uns anos este projeto que prevê a sinalização e o acompanhamento de famílias carenciadas cujos educandos frequentem qualquer nível de ensino de qualquer escola que integra o Agrupamento.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo

 


 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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