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Nota de Abertura

Alguns temas deste ano letivo

           João Costa, Ministro da Educação




O sistema educativo português tem uma história de sucesso notável, internacionalmente reconhecida. Os níveis de qualificação dos portugueses aumentam de forma exponencial, o que se manifesta, de forma clara, na percentagem de adultos entre os 30 e os 34 anos com o ensino superior completo: 43% em 2022, o que contrasta com 9,8% em 1998. Uma alteração de perfil de qualificações em apenas 24 anos.

Em educação nunca há resultados imediatos. Os investimentos são de longo prazo, o que impõe a paciência e a determinação na continuidade de apostas que se fazem de transformação, sem nunca descurar a monitorização e avaliação intercalar dos resultados para emendar caminhos que se afiguram menos bem sucedidos.

Este ano letivo, que agora se inicia, comporta desafios muito específicos que decorrem da avaliação das reformas em curso e de um olhar sobre alterações rápidas que acontecem nas escolas portuguesas. Destes desafios, destaco três: os alunos migrantes; o conhecimento cada vez mais pormenorizado dos efeitos da pandemia nas aprendizagens; a organização do ensino secundário. Em cada um destes temas, há conhecimento produzido nas escolas a partilhar, há dúvidas e necessidade de aprofundamento da investigação académica, há reflexão a suscitar, há caminhos e debate a fazer antes de agir.
Artigo de Opinião

A CIÊNCIA E A NÃO-CIÊNCIA DA APRENDIZAGEM



 Joana Rato
 Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde    
 Universidade Católica Portuguesa





A combinação entre os campos científicos das Neurociências, da Psicologia e da Educação tem sido proposta para enriquecer a explicação sobre fenómenos educativos. Alguns autores falam de uma discussão já com duas décadas e já com vários termos atribuídos, em que a designação Ciência da Aprendizagem surge agora como um chapéu para a transdisciplinaridade. Seja qual for o nome eleito, o que é consensual é que as neurociências e a psicologia cognitiva podem servir de base para a educação da mesma forma que a biologia pode servir de base para a medicina, o que significa que cada campo contém a sua inovação, mas não pode ignorar totalmente as regras do outro (Gkintoni et al., 2023).

Notícias


A DGE, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, divulga o folheto de sensibilização "Práticas Online Seguras e Saudáveis", que visa alertar crianças e jovens para o uso seguro e saudável dos dispositivos móveis.
A DGE vai realizar o curso de formação Trabalhar o Referencial de Educação Financeira e os Cadernos de Educação Financeira como contributo para a sua divulgação e implementação em espaço escolar.
O Prémio Floresta é Sustentabilidade é uma iniciativa desenvolvida pela BIOND – Forest fibers from Portugal, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, que conta com o apoio da DGE/DSPE.
O projeto “Let´s Talk About Children” tem como objetivo principal a promoção da saúde mental das crianças e a prevenção da transmissão intergeracional de problemas de saúde mental.
Encontram-se abertas, até dia 22 de setembro de 2023, as inscrições para um novo MOOC intitulado “Supporting Guifted and Talented Students in your Classroom”.
Já se encontram disponíveis as coletâneas relativas às tarefas aplicadas aos alunos das duas turmas do 8.º ano de escolaridade, em 2022/23.
A Direção-Geral da Educação (DGE), parceira institucional da Comissão Fulbright Portugal, vem divulgar a Bolsa Fulbright-FLTA (Foreign Language Teaching Assistant).
A DGE, em conjunto com instituições de dez diferentes países europeus, nomeadamente seis universidades e quatro organizações não governamentais, estão a desenvolver o projeto ScirEarly.
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), em colaboração com os seus parceiros nos Estados-Membros da União Europeia, lançou, recentemente, a 3.ª edição da campanha #EUChooseSafeFood
Este curso online, gratuito, é constituído por 9 planos de aula, em língua inglesa, sobre temas como Liberdade de Expressão, Direito à Privacidade e Direito à Igualdade. 
A 3.ª edição do Boletim do Observatório de Cibersegurança 2023 encontra-se disponível e analisa o estado atual da execução da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço 2019-2023.
Este projeto conta com o apoio da Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e do Consórcio Internet Segura.
A Direção-Geral da Educação divulga os resultados das Fase 1 e 2 e felicita todos os alunos, docentes e membros da comunidade que se envolveram nesta iniciativa.
Esta iniciativa, que promove a Educação para a Cidadania Digital, contou, nesta edição, com a participação de 292 Escolas/Agrupamentos, abrangendo 85 530 alunos, 1195 docentes e 292 encarregados de educação.
EUSecure Project tem como missão preparar a sociedade do futuro para melhor conseguir antecipar os desafios de segurança e dar-lhes resposta, bem como capacitar a próxima geração para tomar decisões neste domínio.
O Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens é uma iniciativa da Fundação José Neves, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
 

 
A Ética e os Valores são uma questão central em toda a atividade do Desporto Escolar. Consideramos que ensinar a Ética, também no contexto do Desporto Escolar, não é mais que obedecer ao que não é obrigatório.
 

 
A participação portuguesa, através do Desporto Escolar, nos JOGOS ISF U15 Gymnasíade 2023 - World School Sport Games, que decorreram no Brasil (Rio de Janeiro), saldou-se numa prestação bastante positiva para a comitiva de Portugal.

Boas Práticas


 

Os professores João V. Faria (Agrupamento de Escolas de Passos Manuel – Lisboa) e Maria João Silvestre (Agrupamento de Escolas Professor Armando Lucena – Malveira) partilham um artigo sobre um projeto interdisciplinar e interescolar sobre a leitura da obra de Anne Frank e do qual resultou um e-book.
 

Para culminar um ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas levou ao palco do Auditório Rui de Carvalho a peça musical TERRA.SOU.
 

Os Centros de Formação Aurélio da Paz dos Reis e Gaia Nascente, de Vila Nova de Gaia, organizaram, no dia 14 de julho de 2023, as I Jornadas Pedagógicas Gaia 2023 (JPG 2023) sob o lema “A Escola: ambientes e espaços de inovação e capacitação”. 
 

Mangualde promoveu, nos dias 29 e 30 de junho, as III Jornadas Academi@ STEM Mangualde. Este ano, num modelo diferente das edições anteriores, mais interno, para os professores das escolas associadas do EduFor, numa perspetiva de promover uma reflexão profunda sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo


 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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