Projeto O Melhor de NÓS, O Teatro como Veículo da Cidadania

Content links

Projeto O Melhor de NÓS, O Teatro como Veículo da Cidadania

Para culminar um ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas levou ao palco do Auditório Rui de Carvalho a peça musical TERRA.SOU.

No âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento, este teatro, a partir do tema da Educação Ambiental, transmite, através das canções e diálogos, mensagens importantes, abordando igualmente outros Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), como os Direitos Humanos, a Interculturalidade e a Saúde. Os atores refletem e fazem refletir sobre, por exemplo, os impactos da poluição do ar, sonora e visual, bem como da água e do solo e a procura de formas de a reduzir. 

Intrínsecos, estão valores como a Empatia; a Liberdade; a Responsabilidade; a Cidadania, a Participação bem como, a Curiosidade e a Reflexão.

Esta peça é bem o exemplo de como a disciplina/área curricular de Cidadania e Desenvolvimento pode servir de suporte para tantas aprendizagens em várias disciplinas e para a inclusão.

Esta impactante peça de teatro constitui apenas uma das muitas formas de como a Área Curricular de Cidadania e Desenvolvimento, e em concreto o tema da “educação ambiental” pode, de facto, desempenhar um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. Através de iniciativas educativas como esta, é possível alcançar toda a comunidade escolar – alunos, professores, não docentes, pais, amigos e restante família -, e disseminar conhecimentos sobre a sustentabilidade do planeta e, consequentemente, incrementar o sentido de responsabilidade nos mais jovens.

De facto, as escolas assumem um papel absolutamente determinante no processo de formação das crianças com vista a que estas se tornem cidadãos responsáveis, solidários, com espírito crítico e, consequentemente, com capacidade para participar, ativamente, na vida pública do seu país. E iniciativas como esta, são um excelente “veículo” de formação e aprendizagem. (In A Educação Ambiental como ferramenta para um futuro Sustentável, Joana Capaz Coelho)

Não podemos esquecer que a educação ambiental vai muito além da sala de aula; Que cabe a todos nós transformar cada vez mais pessoas em AGENTES DE MUDANÇA, pois a responsabilidade de construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações, é de todos NÓS. (Anabela Pires, coordenadora do Projeto O Melhor de NÓS, O Teatro como Veículo da Cidadania)

Muitos parabéns a todos os atores que com muito profissionalismo desempenharam os seus papeis.

Parabéns aos docentes. 

Parabéns à Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania na escola Anabela Pires pela dedicação e entusiasmo.