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Nota de Abertura

Bem-estar Digital nas Escolas; «Aprender Mais Agora»



Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Educação




Em 2020, a União Europeia lançou o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) com o objetivo de reconfigurar a educação e a formação para a era digital. Esta iniciativa política visa apoiar a adaptação dos sistemas de ensino dos Estados-Membros, assegurando uma educação digital de elevada qualidade, inclusiva e acessível na Europa. Em Portugal, está também em curso um Programa de Digitalização para as Escolas, que promove a integração transversal das tecnologias digitais nas áreas curriculares dos ensinos básico e secundário. Este programa visa desenvolver as competências digitais dos alunos, proporcionando-lhes acesso a equipamentos e a conectividade e garantindo uma utilização inovadora destas ferramentas em contexto educativo, para mais e melhores aprendizagens.
Artigo de Opinião

Autonomia das Escolas: como ponderar e aplicar



 Pedro Freitas
 Investigador na Blavatnik School of Government, 
 Universidade de Oxford 
 Membro do Centro de Economia da Educação da Nova SBE 
 

A autonomia das escolas é frequentemente mencionada como uma das políticas públicas que merecem maior aprofundamento no sistema de ensino português. Por trás desta proposta está a perceção de que muitos problemas podem ser resolvidos diretamente pela escola, que conhece melhor a realidade local. Contudo, uma maior autonomia pode também levar a objetivos divergentes entre escolas e suscitar questões sobre os necessários equilíbrios na gestão interna das escolas.

Notícias DGE


Uma evolução necessária para enriquecer a oferta de conteúdos educativos para o desenvolvimento do estudo autónomo, dos alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. 
Já está disponível o Referencial de Instituições e Participação Democrática. Instituições e Participação Democrática é um dos domínios que integra a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
No dia 11 de fevereiro de 2025 assinala-se o Dia da Internet Mais Segura, que, à semelhança dos anos anteriores, será comemorado em todos os continentes.
O Conselho da Europa designou 2025 como o Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, com o objetivo de destacar a importância da educação para a cidadania digital como uma prioridade na formação e capacitação de crianças e jovens.
No âmbito da Iniciativa Capacitação Digital das Escolas, a DGE promove o IV Ciclo de 13 encontros regionais “Capacitação Digital das Escolas - Potenciar aprendizagens com o Digital: estratégias, práticas e monitorização”.
A DGE vai realizar a ação de formação "Consumo consciente e seguro: riscos dos produtos contrafeitos", no próximo dia 6 de fevereiro de 2025.
A DGE promove a 5.ª edição do Curso de Formação online “Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais", em formato MOOC.
Na Cerimónia do Cartão Branco, realizada no passado dia 17 de dezembro, a aluna Leonor Sousa Torres brilhou ao receber o Prémio de Mérito Desportivo.
No próximo dia 22 de janeiro, das 14h30 às 15h30, irá realizar-se uma Masterclass sobre “Ética e Responsabilidade na produção de notícias”.
A Conferência de lançamento da 11.ª edição do projeto escolhido pelos alunos para o ano letivo de 2024/2025 decorreu a 6 de dezembro no Hotel Seminário Torre D’Aguilha, em São Domingos de Rana.
No próximo dia 29 de janeiro de 2025, quarta-feira, das 15h às 17h30, o AI Hub da Unicorn Factory de Lisboa recebe o lançamento da Operação 7 Dias com os Media 2025 – 3 a 9 de maio que tem como mote “IA, eu penso!”.
A DGE vai disponibilizar a 2.ª edição do curso de formação online “Laboratórios de Educação Digital: Cenários de Aprendizagem Ativa", em formato MOOC. 
No passado dia 9 de dezembro, o Centro Paroquial de Mafamude foi palco de um importante debate sobre o tema «Do Desporto na Escola ao Desporto no Clube: Prática Desportiva para Tod@s».
O Dia Internacional da Educação, comemorado em 24 de janeiro, é uma data que nos convida a refletir sobre a importância da educação como um direito humano fundamental e um motor essencial para o desenvolvimento sustentável.
No dia 4 de dezembro, o Oeiras Padel Academy foi o palco da assinatura do "Protocolo de Cooperação Institucional" entre a Direção-Geral da Educação e a Federação Portuguesa de Padel.
À descoberta da ecologia da Praia de Caxias com o Projeto CoastWatch é uma ação de formação de curta duração organizada pelo GEOTA.
O Centro Pastoral de Viseu foi palco da celebração do Dia dos Direitos Humanos, reunindo as três escolas secundárias da cidade para um evento que abordou o tema "Direitos Humanos: Desafios e Práticas na Comunidade Educativa".
Entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, a cidade de Lakitelek, na Hungria, foi o palco da Assembleia Geral Anual da FISEC (Federação Internacional do Desporto Escolar). 
De acordo com o previsto no ponto 10 do Artigo 5.º do Regulamento, a DGE publica a lista de Escolas que apresentaram candidatura na respetiva Plataforma.
Consulte a lista de escolas candidatas

Outras notícias da Educação


A implementação do projeto MILAGE no Agrupamento de Escolas (AE) de Valongo, nos últimos três anos, tem contribuído para que os alunos tenham vindo a obter resultados notoriamente positivos na disciplina de Matemática.
A Casa do Parlamento – Centro Interpretativo é um novo espaço da Assembleia da República que tem como principal objetivo promover uma participação ativa da sociedade civil no processo democrático.
O CCTIC do IP Santarém lança mais uma edição do concurso Autores Digitais, um concurso que tem como público-alvo alunos dos ensinos do pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e seus docentes.
Dirigido a jovens entre 12 e 17 anos, a segunda edição do concurso Dreams 4 All tem como organizadores o Rotary Club de Arouca (Portugal), o Rotary Club do Rio de Janeiro Tijuca (Brasil) e o Kuşadası Rotary Club (Turquia).
 

 
Com um novo formato, a Newsletter n.º 1 do PNC inclui um conjunto de secções que visam a divulgação da Programação Cinematográfica do PNC, da Formação de Professores, das Atividades das Escolas (com destaque para as sessões «O Cinema está à tua Espera...»), entre outras rubricas direcionadas para a realização de iniciativas pedagógicas com cinema nas comunidades educativas.

Boas Práticas


 

 
Alunos do Agrupamento de Escolas Soares Basto, participaram no projeto internacional de ação climática "Climate Action Schools", um programa de sustentabilidade que procura sensibilizar toda a comunidade para diversas temáticas ligadas ao ambiente, como a redução dos resíduos que vão para aterros sanitários, a descontaminação ou reciclagem, alertando para a recuperação de recursos, para assim criar oportunidades econômicas circulares.
 

 
O Município de Mangualde tem vindo a consolidar o seu compromisso com a educação e a inovação tecnológica. No passado dia 16 de dezembro de 2024, a Academi@ STEM Pro, no âmbito do projeto Academi@ STEM Mangualde, dinamizou um evento estratégico que contou com momentos de grande relevância para o futuro do Agrupamento de Escolas de Mangualde e para a comunidade local.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo



 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

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