Nota de Abertura
Bem-estar Digital nas Escolas; «Aprender Mais Agora»
Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Educação
Em 2020, a União Europeia lançou o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) com o objetivo de reconfigurar a educação e a formação para a era digital. Esta iniciativa política visa apoiar a adaptação dos sistemas de ensino dos Estados-Membros, assegurando uma educação digital de elevada qualidade, inclusiva e acessível na Europa. Em Portugal, está também em curso um Programa de Digitalização para as Escolas, que promove a integração transversal das tecnologias digitais nas áreas curriculares dos ensinos básico e secundário. Este programa visa desenvolver as competências digitais dos alunos, proporcionando-lhes acesso a equipamentos e a conectividade e garantindo uma utilização inovadora destas ferramentas em contexto educativo, para mais e melhores aprendizagens.
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Artigo de Opinião
Autonomia das Escolas: como ponderar e aplicar

Pedro Freitas
Investigador na Blavatnik School of Government,
Universidade de Oxford
Membro do Centro de Economia da Educação da Nova SBE
A autonomia das escolas é frequentemente mencionada como uma das políticas públicas que merecem maior aprofundamento no sistema de ensino português. Por trás desta proposta está a perceção de que muitos problemas podem ser resolvidos diretamente pela escola, que conhece melhor a realidade local. Contudo, uma maior autonomia pode também levar a objetivos divergentes entre escolas e suscitar questões sobre os necessários equilíbrios na gestão interna das escolas.
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Uma evolução necessária para enriquecer a oferta de conteúdos educativos para o desenvolvimento do estudo autónomo, dos alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.
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Já está disponível o Referencial de Instituições e Participação Democrática. Instituições e Participação Democrática é um dos domínios que integra a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
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No dia 11 de fevereiro de 2025 assinala-se o Dia da Internet Mais Segura, que, à semelhança dos anos anteriores, será comemorado em todos os continentes.
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O Conselho da Europa designou 2025 como o Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, com o objetivo de destacar a importância da educação para a cidadania digital como uma prioridade na formação e capacitação de crianças e jovens.
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No âmbito da Iniciativa Capacitação Digital das Escolas, a DGE promove o IV Ciclo de 13 encontros regionais “Capacitação Digital das Escolas - Potenciar aprendizagens com o Digital: estratégias, práticas e monitorização”.
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A DGE vai realizar a ação de formação "Consumo consciente e seguro: riscos dos produtos contrafeitos", no próximo dia 6 de fevereiro de 2025.
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A DGE promove a 5.ª edição do Curso de Formação online “Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais", em formato MOOC.
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Na Cerimónia do Cartão Branco, realizada no passado dia 17 de dezembro, a aluna Leonor Sousa Torres brilhou ao receber o Prémio de Mérito Desportivo.
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No próximo dia 22 de janeiro, das 14h30 às 15h30, irá realizar-se uma Masterclass sobre “Ética e Responsabilidade na produção de notícias”.
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A Conferência de lançamento da 11.ª edição do projeto escolhido pelos alunos para o ano letivo de 2024/2025 decorreu a 6 de dezembro no Hotel Seminário Torre D’Aguilha, em São Domingos de Rana.
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No próximo dia 29 de janeiro de 2025, quarta-feira, das 15h às 17h30, o AI Hub da Unicorn Factory de Lisboa recebe o lançamento da Operação 7 Dias com os Media 2025 – 3 a 9 de maio que tem como mote “IA, eu penso!”.
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A DGE vai disponibilizar a 2.ª edição do curso de formação online “Laboratórios de Educação Digital: Cenários de Aprendizagem Ativa", em formato MOOC.
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No passado dia 9 de dezembro, o Centro Paroquial de Mafamude foi palco de um importante debate sobre o tema «Do Desporto na Escola ao Desporto no Clube: Prática Desportiva para Tod@s».
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O Dia Internacional da Educação, comemorado em 24 de janeiro, é uma data que nos convida a refletir sobre a importância da educação como um direito humano fundamental e um motor essencial para o desenvolvimento sustentável.
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No dia 4 de dezembro, o Oeiras Padel Academy foi o palco da assinatura do "Protocolo de Cooperação Institucional" entre a Direção-Geral da Educação e a Federação Portuguesa de Padel.
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À descoberta da ecologia da Praia de Caxias com o Projeto CoastWatch é uma ação de formação de curta duração organizada pelo GEOTA.
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O Centro Pastoral de Viseu foi palco da celebração do Dia dos Direitos Humanos, reunindo as três escolas secundárias da cidade para um evento que abordou o tema "Direitos Humanos: Desafios e Práticas na Comunidade Educativa".
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Entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, a cidade de Lakitelek, na Hungria, foi o palco da Assembleia Geral Anual da FISEC (Federação Internacional do Desporto Escolar).
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De acordo com o previsto no ponto 10 do Artigo 5.º do Regulamento, a DGE publica a lista de Escolas que apresentaram candidatura na respetiva Plataforma.
Consulte a lista de escolas candidatas.
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Outras notícias da Educação
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A implementação do projeto MILAGE no Agrupamento de Escolas (AE) de Valongo, nos últimos três anos, tem contribuído para que os alunos tenham vindo a obter resultados notoriamente positivos na disciplina de Matemática.
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A Casa do Parlamento – Centro Interpretativo é um novo espaço da Assembleia da República que tem como principal objetivo promover uma participação ativa da sociedade civil no processo democrático.
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O CCTIC do IP Santarém lança mais uma edição do concurso Autores Digitais, um concurso que tem como público-alvo alunos dos ensinos do pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e seus docentes.
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Dirigido a jovens entre 12 e 17 anos, a segunda edição do concurso Dreams 4 All tem como organizadores o Rotary Club de Arouca (Portugal), o Rotary Club do Rio de Janeiro Tijuca (Brasil) e o Kuşadası Rotary Club (Turquia).
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Com um novo formato, a Newsletter n.º 1 do PNC inclui um conjunto de secções que visam a divulgação da Programação Cinematográfica do PNC, da Formação de Professores, das Atividades das Escolas (com destaque para as sessões «O Cinema está à tua Espera...»), entre outras rubricas direcionadas para a realização de iniciativas pedagógicas com cinema nas comunidades educativas.
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Alunos do Agrupamento de Escolas Soares Basto, participaram no projeto internacional de ação climática "Climate Action Schools", um programa de sustentabilidade que procura sensibilizar toda a comunidade para diversas temáticas ligadas ao ambiente, como a redução dos resíduos que vão para aterros sanitários, a descontaminação ou reciclagem, alertando para a recuperação de recursos, para assim criar oportunidades econômicas circulares.
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O Município de Mangualde tem vindo a consolidar o seu compromisso com a educação e a inovação tecnológica. No passado dia 16 de dezembro de 2024, a Academi@ STEM Pro, no âmbito do projeto Academi@ STEM Mangualde, dinamizou um evento estratégico que contou com momentos de grande relevância para o futuro do Agrupamento de Escolas de Mangualde e para a comunidade local.
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Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
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Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
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Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
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desde 2016
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