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Nota de Abertura

5,9%! Parabéns! Obrigado!

           João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação




1992 não foi há muito tempo. Nesse ano, 50% dos jovens abandonavam o sistema educativo. Lembro-me de, na minha escola secundária, em meados dos anos 80, olharmos com naturalidade para o facto de muitos deixarem de estudar. Porque tinham de ir trabalhar, porque os pais não queriam, porque eles não gostavam, porque outros não gostavam deles. Foi preciso começar a haver registo sistemático destes dados para que despertássemos para a urgência da atuação e, sobretudo, para o que estes números revelam: os casos de abandono são, invariavelmente, de alunos de condição socioeconómica mais desprotegida, com famílias com menos qualificações, mais vulneráveis, exatamente aqueles que só na escola podem encontrar as ferramentas para aspirar a uma vida melhor. Lutar contra o abandono escolar precoce é apostar no combate às desigualdades e ao determinismo social.
Artigo de Opinião

A escola enquanto espaço para a promoção de uma cidadania europeia crítica


Filipe Piedade 



Em 2019, o Parlamento Europeu chamava a atenção dos Estados-membros da União Europeia (UE) para a importância de a “dimensão europeia no ensino, além de promover a aquisição de conhecimentos e desenvolver um sentimento de pertença e competências associadas à cidadania europeia por parte dos alunos, deve[r] permitir que estes reflitam de modo crítico sobre a UE” (Parlamento Europeu, 2019, p. 5). Apesar de, na área da educação, a ação da UE se subordinar ao princípio de subsidiariedade, este, e outros apelos europeus (European Commission/EACEA/Eurydice, 2016), parecem encontrar tradução nas diretrizes educativas portuguesas, que, formalmente, reconhecem a importância de promover as competências de pensamento crítico (PC) das/os estudantes do ensino secundário (Ministério da Educação, 2017). Mas será que existe uma visão clara do que, na prática, essa promoção implica? E quais as condições do atual sistema educativo português para a promoção de uma cidadania europeia crítica? 

Notícias


O Roteiro 'Projeta-ME | Caixa de Imagens do Mundo' é um recurso educativo do PEEA. Neste âmbito, realizam-se, em fevereiro, várias Ações de Formação de Curta Duração presencial.
No âmbito das celebrações do Dia da lnternet Mais Segura 2022, a Direção Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira irá promover o V Encontro Regional SeguraNet.  
A DGE vai realizar, de 25 de março a 22 de junho, a oficina de formação contínua de docentes “O Desenvolvimento Sustentável como domínio da Educação para a Cidadania”.
Realizar-se-á, no dia 19 de fevereiro, entre as 09h30 e as 18h00, no auditório da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, a ACD Desafios e Caminhos da Escola Digital.
Em 2022, o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) associa-se, uma vez mais, à Global Money Week (GMW), que decorre entre os dias 21 e 27 de março, sob o tema “Build your future, be smart about money”.
A Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas! organiza o 5.º Concurso de Recolha de Imagens do Património Cultural Imaterial Galego-Português.
Encontram-se abertas as inscrições para o novo MOOC da EUN intitulado “Facts4All - Schools Tackling Disinformation”. Com início a 14 de março , o curso tem como destinatários professores e diretores de escolas.
A DGE irá realizar uma ACD sobre Práticas de Avaliação em Cidadania e Desenvolvimento, com o objetivo de apoiar os/as docentes responsáveis pela coordenação e concretização da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola.
O OPE está de volta! Nesta edição, os alunos devem apresentar propostas que relevem para a Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão de todos.
Nesta 6.ª edição do PRID será valorizada, em sede de avaliação de candidaturas, a parceria ou ligação com a comunidade educativa local.
O XXII Governo Constitucional assume a educação como alicerce essencial para a promoção da justiça social e da equidade, para a valorização dos cidadãos e para a cidadania democrática.
O Ministério da Educação volta a desafiar as escolas no sentido de implementarem um plano de prevenção e combate ao bullying, ao ciberbullying.
O EçaNews é uma publicação online que tem como objetivo principal dar voz aos alunos. Teve a sua primeira edição em janeiro de 2021 e foi distinguido com o segundo lugar no Concurso Nacional de Jornais Escolares do Público em 2021. 
Acaba de ser lançado o primeiro número do boletim Português Língua Não Materna em Interação. Aceda ao primero número do boletim aqui
Este relatório, que se enquadra-se no processo de monitorização e avaliação das aprendizagens nos ensinos básico e secundário (cursos Científico-Humanísticos). 
A Direção-Geral da Educação (DGE) disponibilizou, no site da Cidadania, um de quatro jogos didáticos sobre Instituições e Participação Democrática, recomendado para o 3.º ciclo.
A Portaria n.º 65/2022, de 1 de fevereiro, procede à primeira alteração à Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto, que regulamenta as ofertas educativas do ensino básico, introduzindo o curso básico de teatro para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
O relatório reflete o Acompanhamento, Monitorização e Avaliação da aplicação, a nível nacional, dos DL n.ºs 54 e 55/2018, ambos de 6 de julho, relativamente ao ano letivo de 2020/2021.
 

 
Para operacionalizar as recomendações resultantes do trabalho efetuado pelo Grupo de Trabalho de Matemática (GTM), ao qual foi atribuída a missão de proceder à análise do fenómeno do insucesso nesta disciplina, foram constituídos: o Grupo de Trabalho de Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (GTRCAEMEB), o Grupo de Trabalho de Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (GTRCAEMES) e o Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (GTDCPM).
 

 
O Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) foi elaborado de acordo com as orientações internacionais do movimento «Desporto para Todos» e adota a definição consagrada na «Carta Europeia do Desporto», na qual se entende por Desporto, «todas as formas de atividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objetivo a expressão ou a melhoria da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis».
 

 
As provas nacionais do Desporto Escolar estão de regresso em 2022 e já estão disponíveis as datas e os locais previstos para as provas do ano letivo 2021/22.
 

 
Ao longo do mês de janeiro o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) realizou uma série de atividades que revelam a sua missão no enriquecimento das experiências na educação e na valorização da educação artística.
 

 
Neste número do Boletim do PNC salientamos um conjunto de publicações e iniciativas importantes, com destaque para o novo Despacho do PNC 2021-2030 (Despacho 65/2022, de 5 de janeiro). As atividades cinematográficas das escolas merecem também uma nota alargada, bem como outras iniciativas especialmente direcionadas para escolas, na área do cinema, audiovisual e média, que são promovidas por Concursos e Festivais de Cinema. 

Boas Práticas


 

 
A inclusão apresenta-se como um direito universal.

Como desígnio, transporta na sua essência a intenção de abarcar todas as pessoas, independentemente da sua aparência, estado ou condição, necessidades, capacidades e limitações, promovendo a igualdade de oportunidades, combatendo o isolamento, a marginalização, a intolerância e minimizando barreiras.
 

 
Pela primeira vez, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar participou no evento "Science is Wonderful!", promovido pela Comissão Europeia. O principal objetivo deste evento era levar o mundo da ciência às escolas básicas e secundárias de toda a Europa. Esta iniciativa promove encontros entre cientistas de todas as áreas com professores e alunos, com o propósito de lhes dar a conhecer o mundo mágico da investigação e despertar, neles, o interesse pela ciência. O evento decorreu de 10 a 26 de novembro
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo

 
Plano de Recuperação das Aprendizagens - 2.as Jornadas
 
Sessão Plenária 


Tema 1 - Recuperar e Valorizar o Bem-Estar 
 
 
Tema 2 - Recuperar Experimentando - CCV na Escola 


Tema 3 - A escrita e a leitura ao serviço das aprendizagens 


Tema 4 - Trilhar Novos Caminhos no Ensino Profissional com a Recuperação das Aprendizagens 


Tema 5 - Recuperar com Arte e Humanidades 


Tema 6 - Explorar os itens da avaliação externa em sala e aula 


Tema 7 - Acompanhamento regular da implementação e operacionalização do PRA 

 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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