Relatório de Avaliação da Implementação das Aprendizagens Essenciais

Content links

Relatório de Avaliação da Implementação das Aprendizagens Essenciais

Do estudo desenvolvido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, solicitado pela Direção-Geral da Educação, resulta o Relatório de Avaliação da Implementação das Aprendizagens Essenciais, que se enquadra no processo de monitorização e avaliação das aprendizagens nos ensinos básico e secundário (cursos Científico-Humanísticos) previsto no Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho, e no Despacho n.º 8476-A/2018, de 31 de agosto.

Este relatório é composto por duas partes estruturantes. A primeira – “Relatório Final” – apresenta, depois das questões contextuais e metodológicas, os principais resultados, a que se seguem as conclusões e as consequentes recomendações. A segunda – “Estudos Parcelares” – foca-se nas perceções dos vários intervenientes neste estudo relativamente às Aprendizagens Essenciais, a saber, docentes, alunos e pais/encarregados de educação, que se constituem como elementos-chave na implementação desse referencial curricular.

Com este momento reflexivo, é criado mais um contributo para o enriquecimento do currículo nacional do ensino básico e secundário, cumprindo a implementação de uma política educativa assente no Perfil dos Alunos à Escolaridade Obrigatória e na Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Pode aceder à versão online do relatório aqui