Nota de Abertura
Educação para os Media e Cidadania Digital
Para que os alunos adotem comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica, ética e segura da Internet e das redes sociais, torna-se essencial reforçar e integrar de forma sistemática a Educação para os Media (EM) nos diferentes níveis de ensino. No ensino básico e secundário, esta abordagem educativa procura desenvolver nos alunos competências críticas, analíticas e criativas, fundamentais para que compreendam, interpretem e produzam conteúdos mediáticos de forma consciente e responsável.
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Artigo de Opinião
Dualidade da Inteligência Artificial

Nelson Zagalo
Professor/Investigador da Universidade de Aveiro
A inteligência artificial (IA) tem vindo a transformar diversos setores, não sendo a educação um sector imune às mesmas. Desta nova vaga tecnológica emergiram questões, algumas já andavam por aí, provocadas pela introdução dos sistemas de informação nas últimas décadas, outras são novas, contudo, recentes ou novas, as transformações colocam-nos face a um novo: como aproveitar as oportunidades oferecidas pela IA sem sucumbir aos problemas que esta mesma IA representa. Para dar resposta ao desafio, é fundamental desenvolver uma compreensão mais detalhada do que está em jogo, do que podemos ganhar, e do que podemos perder, por forma a podermos tomar decisões mais sustentadas.
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O Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital 2025 representa uma oportunidade única para reforçar a visibilidade e o impacto da educação para a cidadania digital e reafirmar o seu valor.
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Publicado em 2025, pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement, tendo por base o Progresso in International Reading Literacy Study (ePIRLS), este livro de acesso gratuito, apresenta uma visão geral da investigação atual e das descobertas científicas sobre a compreensão da leitura digital.
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À medida que a transformação digital remodela a educação, os robôs sociais com inteligência artificial estão a emergir como ferramentas valiosas para criar salas de aula mais inclusivas. Estas tecnologias oferecem apoio personalizado, ajudando alunos com necessidades específicas, barreiras linguísticas e estilos de aprendizagem diversos.
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Cada Roteiro aborda, em profundidade, uma temática curricular através de uma sequência de Guiões de Trabalho Autónomo (GTA) que convidam à exploração de atividades diversificadas, em contextos e modalidades flexíveis.
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O objetivo do PPIP é contribuir para uma escola inclusiva, flexível, inovadora e diferenciadora, que responda aos desafios do mundo atual e às expectativas dos alunos e da comunidade.
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Estão abertas, até ao próximo dia 15 de junho, as inscrições para participação num concurso nacional, a realizar no âmbito do projeto-piloto “Pinóquio na Escola”.
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A Direção-Geral da Educação e o Centro Euroguidance Portugal, em colaboração com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, promovem, numa ação conjunta, o XI Seminário de Psicologia da Educação.
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O Guião para a Educação Financeira na Educação Pré-Escolar foi elaborado por especialistas em educação de infância, com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
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Promover uma cultura de prevenção é essencial para estarmos preparados face a situações de risco, e ter uma mochila de emergência pode fazer toda a diferença! Mais informados, estaremos mais preparados!
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Já estão abertas a inscrições para o Encontro PIC.TIC - Programação, Inovação e Criatividade no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Pré-Escolar, a realizar no próximo dia 31 de maio, na Covilhã.
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Encontra-se em consulta pública o Referencial de Educação para a Ética e Integridade (REEI). O objetivo da elaboração deste referencial é integrar princípios de transparência e ética nos currículos escolares.
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O canoísta e atleta olímpico Fernando Pimenta apadrinhou o Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE) do AE de Tábua.
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Para promover a reflexão e o debate crítico entre os jovens, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, através da Direção-Geral da Educação, numa parceria com a TSF, lança a 4.ª edição do “Democracia, para que te quero?”.
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No dia em que se celebrou a língua portuguesa o Estudo Autónomo divulgou a publicação de 3 ebooks didáticos, concebidos com o objetivo de promover a aprendizagem e a prática da língua portuguesa de forma autónoma.
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A Fundação Galp, em parceria com a Direção-Geral da Educação, a Direção-Geral da Energia e Geologia, a Agência para a Energia e a Agência Portuguesa de Ambiente, lançou o programa educativo “Esperança e Jacinto”.
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Portugal esteve representado por duas equipas na EOES 2025, que decorreu de 26 de abril a 3 de maio, em Zagreb, Croácia, onde a equipa A conquistou medalha de prata e a Equipa B conseguiu medalha de bronze.
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A convite da Câmara Municipal de S. João da Madeira, a Direção-Geral da Educação (DGE) dinamizou uma comunicação, no dia 23 de abril, nas II Jornadas de Alimentação Escolar promovidas pela Autarquia.
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Outras notícias da Educação
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As candidaturas para a 5.ª edição do Prémio Floresta é Sustentabilidade encontram-se abertas até ao dia 30 de novembro de 2025. Esta edição tem como tema “O Valor da Floresta em 3 minutos”.
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Assinalou-se a 28 de abril o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A efeméride alerta para a importância da prevenção de acidentes e doenças profissionais em todos os setores de atividade.
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Através deste projeto, que se desenvolve na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, dá-se especial relevo à oralidade, à escrita e à educação artística.
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No Agrupamento de Escolas de Mangualde, a Academi@ STEM PRO continua a afirmar-se como um modelo de inovação educativa, integrando alunos do ensino profissional em contextos reais de trabalho, através de parcerias estratégicas com o tecido empresarial local.
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Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
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Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
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Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
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desde 2016
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