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Nota de Abertura

Nova portaria de diplomas e certificados: a assegurar singularidade, porque cada aluno é único


Antonieta Lima Ferreira
Professora, Adjunta do Gabinete do SE Adjunto e da Educação


O passado mês de setembro foi (também) o mês da publicação da portaria que define os novos modelos de diplomas e certificados escolares, assinada conjuntamente pelos Secretários de Estado Adjunto e da Educação e Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional. 

Dizemos também, porque setembro foi, essencialmente, o mês de início de mais um ano letivo, este em que a escola se reencontra presencialmente, com a sua malha social, indispensável às boas aprendizagens, sítio de construção das relações com os outros, da diferença, da partilha, da voz dos alunos, e do bem-estar. E isso é o fundamental.

 
Artigo de Opinião

O microscópio, a cebola e as tabuinhas do soalho

Rosalia Vargas 




O conhecimento e a inovação crescem com a cultura e esta cresce com as instituições que estimulam e praticam a cidadania e a inclusividade. E estamos certos de que os mais pequenos crescem assim com uma visão e uma capacidade de ação para um mundo melhor.

Era domingo no dia 24 de novembro de 1996. Rómulo de Carvalho celebrava 90 anos e o ministro José Mariano Gago oferecia-lhe uma prenda de aniversário: o Dia Nacional da Cultura Científica. 

Notícias


Este seminário tem como objetivos formar e sensibilizar para o ensino do Holocausto numa perspetiva transversal à Cidadania e aos Direitos Humanos. 
As III Jornadas de Educação para o Desenvolvimento irão decorrer nos próximos dias 20 e 24 de novembro, sendo subordinadas ao tema “A digitalização: olhares a partir da Educação para o Desenvolvimento”.
A DGE vai promover encontros regionais sobre a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento em várias regiões do País.
O objetivo principal deste concurso consiste em “contribuir para a valorização dos ativos naturais da Terra e dos serviços dos ecossistemas que tornam possível a vida humana”, tal como referido pelos seus promotores.
O XXIX Congresso Nacional da APPF, subordinado ao tema Mediação no ensino das línguas e educação para a cidadania, realizar-se-á nos dias 22 e 29 de janeiro de 2022, através da plataforma Zoom. 
O Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania consiste numa distinção que visa reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola.
A IPO é uma competição entre jovens estudantes pré-universitários de todo o mundo, cuja primeira edição remonta a 1993. 
Foi lançado no dia 20 de outubro, na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, o alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola a mais 650 novos Clubes.
Com 5,2% de abandono escolar precoce no terceiro trimestre do ano, Portugal é o país europeu que regista melhor evolução, alcançando novo mínimo histórico.
A REM tem como propósito fomentar o desenvolvimento de práticas pedagógicas tranversais que celebrem o legado da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.
Todos os anos é selecionado um tema a explorar pelos Clubes Europeus em estreita ligação com a União Europeia. Este ano, o tema selecionado é “Os Oceanos”.
O Prémio Liberdade homenageia aqueles que lutaram e lutam pelos Direitos Humanos, dando voz a jovens de 15 a 25 anos de todo o mundo para nomear uma pessoa ou uma organização empenhada na defesa da liberdade.
O Caderno de Educação Financeira 4, dirigido ao ensino secundário, foi apresentado na Sessão Solene da Semana da Formação Financeira 2021.
Ocorreu no dia 20 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Bullying, o lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.
A EAPN desenvolve, desde 2016, a campanha ""Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão", com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral para a importância da não discriminação.
No dia 5 de novembro, às 11h05, no âmbito do exercício público de cidadania – A TERRA TREME - a comunidade educativa foi convidada a participar no exercício nacional, praticando, durante um minuto, os três gestos básicos de proteção em caso de sismo.
Decorreram, nos dias 3 e 4 de novembro, em Braga e em Lisboa, respetivamente, as cerimónias de entrega do Selo Escola Saudável 2020-21. Os selos entregues terão a validade até ao final do ano letivo 2022-23.
Num processo evolutivo do Advisory Board, que a Missão Continente integra desde 2015, foi agora criado um Conselho Estratégico, que a DGE integra.  
A Semana iniciou-se, no dia 25 de outubro, na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, com uma sessão solene dedicada à Educação Financeira nas Escolas.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) assinalou o Dia Mundial de Combate ao Bullying a 20 de outubro, lançando a campanha de sensibilização "A violência online é real". 
Com grande recetividade dos CRTIC e disponibilidade dos convidados, a Jornada dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) realizou-se este ano a 15 de outubro de 2021 por via da plataforma Zoom. 
A DGE recebeu, a 21 de outubro, os Assistentes de língua espanhola na Reunião de Boas-Vindas e Informação, que marcou o início do Programa de Assistentes de Espanhol 2021/2022.
O documento “A alimentação escolar em Portugal - uma visão estratégica percorre brevemente o histórico do trabalho que, ao longo dos anos, o ME tem vindo a promover em prol da alimentação em meio escolar.
No dia 15 de outubro de 2021, a DGE e os seus parceiros, dinamizaram o Encontro Anual de Escolas-Piloto de Alemão (PEPA), que teve como tema “Deutsch erleben in Sprache und Kultur – vivenciar o Alemão na língua e na cultura”.
Com 1123 participantes, o MOOC TIA terminou no dia 31/10/2021. O curso ofereceu um leque de conteúdos substantivo e proporcionou uma diversidade de atividades e a exploração de inúmeras aplicações e software livre.
A cerimónia de entrega do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, subordinado ao tema “Bem-estar animal”, decorreu no dia 12 de outubro, no Centro Hindu, em Lisboa.
 

 
No passado dia 28 de outubro, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançou a campanha “Like aos valores”, com o objetivo de sensibilizar e envolver as crianças e jovens para a promoção dos valores da ética no desporto. O Desporto Escolar como parceiro desta campanha, esteve representado pelo Coordenador Nacional, Rui Carvalho, que teve a oportunidade de, no seu discurso, enfatizar a importância do trabalho que está a ser desenvolvido entre o Desporto Escolar e o Plano Nacional Ética no Desporto, decorrente da assinatura do "Memorando de Entendimento", recentemente protocolado entre as partes, com o objetivo de desenvolver ações concertadas, "envolvendo escolas, professores e alunos, através do desporto escolar, na implementação dos valores da ética, do espírito desportivo e da formação integral dos alunos praticantes".
 

 
Nos dias 8 e 9 de outubro, em Lisboa, realizou-se na Cinemateca Júnior e na Escola Secundária António Damásio (AE S.ta Maria dos Olivais), o 1.º Encontro de Embaixadores do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) do ano escolar de 2021/2022.
 

 
Neste Boletim do mês de novembro, destacamos a realização das primeiras sessões de cinema comentadas do PNC, em salas que integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), divulgamos novos títulos de obras cinematográficas que estão disponíveis na plataforma de filmes do PNC, e propomos uma iniciativa dedicada à efeméride do nascimento de José Saramago.

Boas Práticas


 

 
O projeto "The Art in my heart / L’art au coeur / El Arte en mi corazón / A arte no meu coração / L’Arte nel cuore", fundado e coordenado pela docente Maria Alice Almeida do Nascimento, foi desenvolvido ao longo dos dois últimos anos letivos (2019/20 e 2020/21), tendo sido concluído em junho de 2021. O mesmo foi recentemente contemplado com diversos Selos Nacionais de Qualidade eTwinning.
 

 
O projeto Ágora realiza-se no âmbito do Projeto Cultural de Escola, Plano Nacional da Artes e Plano Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário - Artista Residente. Os alunos descrevem o Ágora como "uma nova etapa na história da Escola". Este espaço /tempo no átrio da Escola Secundária Jácome Ratton surge da necessidade de criar um espaço para dar voz aos alunos.
 

 
No passado dia 4 de novembro ocorreu o evento “Climate Action Day”. 
Koen Timmers e Jennifer Williams, responsáveis pelo projeto “Take Action Global”, atribuíram à Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, situada na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, o título de “Escola de Excelência do Projeto de Ação Climática”.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo
 

Gestão de Ciclo – Plano 21 | 23 Escola + / Eixo Ensinar e Aprender


Aprender Integrando – Plano 21 | 23 Escola + / Eixo Ensinar e Aprender


Lançamento da 2.ª Edição da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola 


Cerimónia de entrega do “Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania” 



Sessão Solene da Semana da Formação Financeira 2021 


Early childhood education and care in Europe 


Educação para a Cidadania - da Teoria à Prática 



Mentores eTwinning 


Lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” 


No teu corpo mandas tu - 2.ª Edição 

 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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desde 2016

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