Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE) - Tema 2021/2022 “Os Oceanos”

Content links

Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE) - Tema 2021/2022 “Os Oceanos”

Os Clubes Europeus são uma iniciativa lançada em 1986, decorrente da experiência de pertença de Portugal ao Conselho da Europa, bem como da sua adesão à Comunidade Europeia.

Da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) fazem parte diversas áreas que contribuem para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores europeus. Nesse âmbito, a Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE) contribui largamente para a divulgação e exploração desses valores por parte da comunidade educativa.

A RNCE teve início em 1986. Conta atualmente com Clubes em Agrupamentos/Escolas a nível nacional e internacional (Continente, Açores, Madeira, Angola e São Tomé), públicas e privadas. Os Clubes Europeus (CE) são criados em estabelecimentos de educação pré-escolar, do ensino básico, secundário e profissional, adaptados ao contexto do Agrupamento/Escola e da comunidade onde se inserem. 

Sendo a escola um importante veículo para a aprendizagem e o exercício da cidadania, os Clubes Europeus contribuem para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores de cidadania europeus.

Todos os anos é selecionado um tema a explorar pelos Clubes Europeus em estreita ligação com a União Europeia. Este ano, o tema selecionado é “Os Oceanos”. 

Sempre existiu uma estreita relação entre os povos europeus e os Oceanos, fonte de alimentação, comércio, transporte e mesmo lazer. Atualmente, enquadrado no Pacto Ecológico Europeu, temos de preservar e proteger os oceanos para que continuem a ser uma ser fonte de riqueza natural e económica sustentável.

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória associa a área de competência «Bem-Estar, Saúde e Ambiente» à adoção de comportamentos pelos alunos que promovam a saúde e o bem-estar nas suas relações com o ambiente de modo a compreenderem os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural e para que respondam aos grandes desafios globais do ambiente, manifestando consciência e responsabilidade ambiental e social. 

Assim, foi lançado este ano letivo o desafio a alunos, docentes e restante comunidade educativa para descobrirem o mundo dos oceanos. 

Englobado no projeto anual da RNCE desde 2013, o Boletim dos Clubes Europeus tem por objetivo divulgar projetos, temas e atividades desenvolvidos pelos Clubes Europeus. Nele são igualmente divulgados os acontecimentos/datas mais relevantes a nível internacional.

✓ Pode seguir as atividades dos Clubes Europeus em: https://www.facebook.com/rede.europeus/  

✓ Pode ler os vários Boletins disponíveis online em: https://www.dge.mec.pt/boletim-dos-clubes-europeus 

✓ Para mais informações sobre os Clubes Europeus consulte: https://www.dge.mec.pt/clubes-europeus