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Nota de Abertura

Acolher e Incluir

No quadro da crise humanitária gerada pela situação que se vive atualmente na Ucrânia, foram já registados em Portugal mais de 13 000 pedidos de apoio e proteção, dos quais cerca de 50% correspondem a menores de idade.

A duração, as consequências e o impacto desta grave crise são ainda imprevisíveis e o número de refugiados que chegarão a Portugal está por determinar.

Cada uma destas crianças e famílias experienciaram situações traumáticas, incluindo violência, carências alimentares, separação familiar e mesmo luto, estando assim numa situação de vulnerabilidade muito particular e para a qual estamos todos sensíveis.

 
Artigo de Opinião

TRABALHO COLABORATIVO – UM BOM PRINCÍPIO? OU UMA OUTRA LÓGICA DE TRABALHO?


Maria do Céu Roldão 




O trabalho colaborativo faz parte daquelas numerosas e ricas expressões do discurso pedagógico e investigativo (diferenciação, aprendizagem ativa, prática reflexiva, entre tantas outras), nascidas de conhecimento poderoso e sustentado, que, todavia, vêm sendo crescentemente esvaziadas de sentido por um uso retórico constante.  Dispomo-nos assim a neste curto texto tentar desmontar um pouco da “ilusão colaborativa”, contrariar a simplificação da colaboração quando instituída em mito e, principalmente, argumentar em favor da sua relevância para o reforço da qualidade do desempenho profissional dos professores. 

Notícias


 

 
Todos os cidadãos estrangeiros menores, legalizados ou não, com idades entre os 6 anos e os 18 anos, têm acesso à Educação com os mesmos direitos que a lei atribui aos menores em situação regular em território nacional.
 

 
Devido ao conflito armado na Ucrânia, começam a chegar progressivamente às escolas portuguesas crianças e jovens refugiados que necessitam de apoio no acolhimento e integração num novo país, na nova cultura e no novo contexto educativo.
 

 
O Projeto #EstudoEmCasa Apoia visa, não só orientar, encorajar e apoiar os alunos na recuperação e desenvolvimento das suas aprendizagens com autonomia, mas também ajudar a desenvolver as competências transversais preconizadas nos documentos curriculares orientadores através da promoção e organização do trabalho autónomo dos discentes.
Com conteúdos em português e inglês e brevemente em ucraniano, o Governo português lançou a Plataforma “Portugal for Ukraine”, disponível no endereço www.portugalforUkraine.gov.pt.
A DGE dinamizará, em coorganização com o Mémorial de la Shoah, o Seminário Internacional sobre a Memória e o Ensino do Holocausto, no contexto do qual se realiza o curso de formação para professores “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”.
No âmbito desta Iniciativa, a DGE promove um conjunto de ações, que incluem 5 eventos regionais, a decorrer durante o corrente mês de março.
A UNICEF Portugal e a Direção-Geral da Educação lançam às escolas o desafio de desenvolverem projetos em torno da ação climática, no âmbito de A Maior Lição do Mundo.
O Roteiro 'Projeta-ME | Caixa de Imagens do Mundo' é um recurso educativo do PEEA. Neste âmbito, realizam-se, em março, várias Ações de Formação de Curta Duração presencial.
A Comissão Europeia acaba de divulgar, através do Joint Research Centre Publication Office, o relatório Reviewing Computational Thinking in Compulsory Education.
O Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Centro Internet Segura, promove mais uma edição da iniciativa nacional «Naveg@s em Segurança?», entre 8 de fevereiro e 16 de dezembro 2022.
Do 1.º ciclo ao ensino secundário, incluindo cursos EFA e cursos profissionais de escolas públicas ou privadas, todos os alunos têm até ao próximo dia 5 de abril, para entregar os seus trabalhos a concurso Media@ção.
Encontram-se abertas as inscrições para o novo MOOC da European Schoolnet Academy (EUN) intitulado “Computer Science: Educators’ Guide”, destinado a professores e diretores de escolas.
A DGE, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, produziu o jogo de tabuleiro "Vamos Descobrir o Mundo Digital", dirigido ao 1.º ciclo do ensino básico, que promove a Cidadania Digital.
A DGE, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e a Fundação para Ciência e Tecnologia, em parceria com a Rádio Online ZigZag da Antena 1/ RTP, lançaram a 2.ª temporada da série podcast “ZigZaga na Net”.
Em 2021/2022, no âmbito de um edital de candidatura anual, o Programa passou a abranger não apenas agrupamentos de escolas da rede pública, mas também estabelecimentos de educação e ensino da rede privada que ministrem exclusivamente o currículo português.
No dia 3 de março de 2022 a DGE e a Fundação MAPFRE assinaram um protocolo de colaboração para os próximos três anos letivos (2021 a 2024).
Esta publicação oferece princípios pedagógicos informados e acionáveis que os decisores políticos, líderes e educadores podem utilizar para apoiar a aquisição de uma competência global e intercultural equitativa e eficaz.
Os alunos da Escola Artur Alves Cardoso, em Caneças, Odivelas, publicaram a 10.ª edição do jornal escolar 'O Cusco'. O jornal foi publicado pela primeira vez em 2016, na sequência do projeto "Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática", iniciado em 2015.
O Centro de Formação Alice Maia Magalhães (CFAMM) é um serviço da Associação de Solidariedade Social de Professores {ASSP), cujo objetivo é estar ao lado dos professores.
A OCDE lançou, em fevereiro 2022, a publicação “Strengthening Early Childhood Education and Care in Luxembourg”, tendo lançado também a newsletter “OECD Education and Skills Newsletter: February 2022”.
 

 
A Taça do Desporto Escolar é uma iniciativa do Desporto Escolar, desenvolvida atualmente em parceria com a Unicef. A VI Taça do Desporto Escolar Unicef  dá continuidade ao projeto que nasceu em 2015 e caracteriza-se por ser uma competição combinada de 4 modalidades - Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa, sendo as equipas definidas com base nos torneios interturmas e interescolares. A Final Nacional realiza-se em Melgaço, nos dias 3 e 4 de junho.
 

 
O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) no passado mês de fevereiro realizou de Norte a Sul do país um conjunto de atividades, com crianças, alunos, educadores e professores; quer no âmbito da formação docente, quer para o desenvolvimento das competências associadas à sensibilidade estética e artística. 

Boas Práticas


Apresentação de Projeto em Londres
Academi@ STEM Mangualde

Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022
Academi@ STEM Mangualde

 

 
O Programa de Mentorias, preceituado no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, identifica os alunos que, “em cada escola, se disponibilizam para apoiar os seus pares acompanhando-os, designadamente, no desenvolvimento das aprendizagens, esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares." (Resolução do Conselho de Ministros no 53-D/2020, de 20 de julho).  
 

 
Parte integrante das atividades escolares, a leitura e a escrita assumem-se como elementos estruturantes das aprendizagens dos alunos nos vários ciclos de escolaridade. 

Os estudos realizados nesta área são extensos, consoante os objetivos traçados, salientando-se as indicações, propostas e recomendações para o desenvolvimento desta competência. Relevante é também o facto de convergirem para uma importante conclusão: a médio prazo, os alunos que não conseguem atingir um nível de leitura considerado fluente nos anos iniciais da sua escolaridade tendem a acentuar as suas dificuldades de aprendizagem nos anos seguintes, acabando por comprometerem o seu percurso escolar. 
 

 
No âmbito das atividades letivas realizadas na disciplina de PLNM, os alunos da Escola Secundária da Moita que frequentam esta disciplina têm vindo a dinamizar um jornal escolar a que deram o nome de Novos Horizontes.

Recorrendo a dinâmicas de aprendizagem ativa, os alunos criam, na plataforma Padlet, um jornal escolar em que partilham textos produzidos na sala de aula. 
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo

 
 
Apresentação da plataforma "EstudoEmCasa Apoia"


Segurança Rodoviária: Parcerias para o Sucesso 
 
 
Os Oceanos 


Conferência Online - Clube da Proteção Civil “Educar para o Risco” 

 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

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