Nova edição de 'O Cusco'

Content links

Nova edição de 'O Cusco'

Os alunos da Escola Artur Alves Cardoso, em Caneças, Odivelas, publicaram a décima edição do jornal escolar 'O Cusco'. Este destaca uma reportagem que a estação de televisão SIC emitiu em janeiro sobre o projeto Academia de Cidadania Digital, que a escola desenvolve enquanto projeto de intervenção comunitária. Referem ainda outras iniciativas dos alunos, como a recolha de fundos para apoiar crianças desfavorecidas, a recolha de alimentos para animais abandonados, a produção de sacos de pano que substituam os de plástico e a horta biológica, que ganha nova vida a cada estação, sempre vigiada pelo espantalho Arturão, que esta estação até foi a personagem principal de três histórias criadas pelas crianças do pré-escolar.

O jornal 'O Cusco' foi publicado pela primeira vez em 2016, na sequência do projeto "Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática", iniciado em 2015, em Odivelas. O projeto terminava no início de 2018, mas a comunidade escolar, e a comunidade educativa, decidiram continuar as atividades e a publicação do jornal. Já em 2019, na sequência de uma candidatura bem-sucedida ao programa Academias Gulbenkian do Conhecimento, o projeto passou a denominar-se "Academia de Cidadania Digital", o que permitiu manter o jornal impresso (com o apoio da União das Freguesias de Ramada e Caneças), criar a versão online e o Canal YouTube 'O Cusco'.

Em 2021, na prossecução de um conjunto de workshops de STEAM (acrónimo inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e Literacia dos Media que foram criados, implementados e avaliados por crianças e docentes, foi publicado, pela Direção-Geral da Educação, o e-book de práticas "Fazer o Mundo Inteiro: atividades de STEAM e Literacia dos Media do Pré-escolar ao Secundário". O projeto é atualmente desenvolvido com a colaboração de uma equipa da Cooperativa de Ensino Universitário, entidade instituidora da Universidade Autónoma de Lisboa, e decorre até dezembro de 2022.