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Nota de Abertura

Monitorizar para Apoiar as Escolas

Foram publicados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação (DGEEC), no mês de junho, os relatórios “Educação Inclusiva 2020/2021 – Apoio à aprendizagem e à inclusão, escolas públicas de rede do Ministério da Educação” e “PLANO 21|23 Escola+ - segundo relatório de monitorização”.

O relatório “Educação Inclusiva 2020/2021 – Apoio à aprendizagem e à inclusão, escolas públicas da rede do Ministério da Educação” apresenta os dados do questionário aplicado com o propósito de conhecer a forma como as escolas organizam os recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, nomeadamente as Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e os Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA). 

 
Artigo de Opinião

Matemática para todos no século XXI


Jaime Carvalho e Silva
CMUC, Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra




O Grupo de Trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (RECAEMES) defende que no século XXI todos devem estudar Matemática, incluindo um núcleo comum para todos e diferentes vias complementares conforme os interesses e expectativas de diferentes estudantes.
 

Notícias


Foram 50 os projetos apurados para a segunda fase do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania. Até ao final de julho será feita a avaliação dos projetos finalistas.
As férias escolares já chegaram e com elas as brincadeiras de verão e a necessidade de manter as crianças ativas e ocupadas. Desejamos a todos umas boas férias e boas aprendizagens!
A Associação de Professores de Português (APP) apresenta a iniciativa “Prémio Emília Amor de investigação em Didática do Português | APP.
A DGE, em parceria com a TSF – Rádio Notícias, tem-se deslocado a algumas escolas para saber o que pensam os estudantes quando se fala em Democracia. 
O projeto Partnerships For Science Education, que tem a colaboração da DGE, é sustentado por um modelo inovador de “open schooling”, tendo como epicentro as escolas com 3.º ciclo.
A DGE, no âmbito da Formação em Educação para a Cidadania, promoveu quatro cursos/oficinas de formação e oito ações de formação de curta duração, durante o primeiro semestre de 2022.
Com este MOOC, pretende-se proporcionar aos professores de todos os níveis de ensino uma oportunidade de aprenderem a integrar as áreas STEM nas suas aulas.
Já se encontra disponível a versão portuguesa do documento da IHRA intitulado Guidelines for Identifying Relevant Documentation for Holocaust Research, Education and Remembrance
A nova edição da Estratégia Europeia uma Internet melhor para crianças (BIK+) tem como objetivo fundamental garantir que as crianças sejam protegidas, respeitadas e capacitadas para o mundo digital.
O Prémio Nacional do Conto de Filosofia para Crianças e Jovens, organizado pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP) com o apoio da DGE, conta já com a VI edição. 
O recurso educativo digital Cozinhar a Aprender, concebido por uma equipa do Instituto Politécnico de Lisboa, destina-se a alunos do 1.º CEB e encontra-se disponível em: https://redpt.pt/
O concurso “A expedição que falta” é uma iniciativa desenvolvida pela Rede das Escolas Associadas da UNESCO e pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação. 
Foram recentemente divulgados os resultados das equipas selecionadas para a Semifinal mundial do Technovation Girls Challenge. Pela primeira vez, Portugal teve mais do que uma equipa selecionada para a semifinal.
O Conselho da União Europeia adotou, em 16 de junho de 2022, uma Recomendação sobre a aprendizagem em prol da transição ecológica e do desenvolvimento sustentável.
No dia 6 de junho de 2022, a ONG portuguesa All4Integrity concluiu a 1.ª edição de ‘RedEscolas AntiCorrupção’ com uma Cerimónia Final no Palácio Pimenta do Museu de Lisboa.
A 1.ª das duas reuniões plenárias realizadas anualmente pela IHRA decorreu entre os dias 20 e 23 de junho, em Estocolmo. A segunda decorrerá entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro de 2022, em Gotemburgo. 
Encontra-se disponível para consulta o Relatório Riscos & Conflitos, do Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).
A Direção-Geral da Educação divulga, no âmbito do Projeto Memória e Ensino do Holocausto, a atividade realizada, no dia 31 de maio, na Escola Básica 2/3 Frei Estêvão Martins.
Recurso português premiado
Decorreu online, nos dias 15 e 16 de junho, o Insafe Training Meeting - encontro da rede europeia dos Centros Internet Segura.
 

 
Foi publicado o Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, que aprova o calendário escolar, para os anos letivos de 2022/2023 e de 2023/2024, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames. 
 

 
Na continuação dos trabalhos de cooperação entre os ministérios de Portugal e Angola, a Direção de Serviços do Júri Nacional de Exames participou na 4.ª missão que decorreu em Luanda entre os dias 2 e 15 de julho.  
 

 
O Plano atividades do programa UAARE para o ano letivo 2022/2023, regulado pela portaria 275/2019 de 27 de agosto, foi homologado em 22 de junho de 2022, pelo Secretário de Estado da Educação, António Leite e pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.
 

Boas Práticas


 

A Associação Nacional dos Professores Contratados (ANVPC) disponibiliza em www.relevo.org a RELEVO® - Comunidade Nacional de Boas Práticas Educativas, uma plataforma para disseminação de boas práticas educativas desenvolvidas desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, por alunos, professores, diretores, pais e encarregados de educação e demais profissionais de educação e parceiros educativos. 
Galardão Escolas SITI
Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo

Por Mais Oceano
Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira

Olhar a Natureza em tempo de pandemia
EBS Gama Barros

APITA O COMBOIO
Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus

II Jornadas
Academi@ STEM Mangualde

Cidadania e Valores
Agrupamento de Escolas de Valbom

 

Teve lugar, no dia 13 de julho, o Evento Multiplicador do Projeto MEYE Mathematics in Early Years Education e Partilha de Boas Práticas, no Auditório da Escola Básica do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.  
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo

ocean'arte 
 
 
Dia da Europa 2022 

 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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