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Nota de Abertura

Plano de Transição Digital – três anos depois

O Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) previa, entre outros, o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas, alinhando as prioridades digitais nacionais com as políticas e fontes de financiamento da União Europeia. Visou-se, deste modo, contribuir ativamente para a modernização tecnológica das escolas, através da integração transversal das tecnologias, com vista à melhoria contínua da qualidade das aprendizagens, proporcionando igualdade de oportunidades no acesso a equipamentos individuais, à Internet e a recursos educativos digitais de qualidade e o investimento nas competências digitais dos docentes. 
Artigo de Opinião

Estudo Diagnóstico das Aprendizagens
As aprendizagens dos alunos entre 2021 e 2023 – a culpa foi mesmo da pandemia?




 Luís Pereira dos Santos
 Presidente do Conselho Diretivo do IAVE 





Pela primeira vez, desde que o IAVE foi criado, há cerca de 25 anos, foi implementado em Portugal um estudo de avaliação constituído por tarefas e itens não públicos, permitindo o estabelecimento de tendências anuais comparáveis relativamente às aprendizagens dos alunos. Nas provas de avaliação externa que usualmente são aplicadas em Portugal, sendo provas públicas, ou seja, divulgadas ao público após a sua realização, não é, de todo, possível aplicar os mesmos itens ou mesmo uma pequena amostra de itens de ano para ano, pelo que, a comparabilidade entre anos letivos, apesar de possível, é mais complexa e menos rigorosa.

Notícias


 

 
No sentido de apoiar as comunidades educativas, foi construído um sítio online Plano 23|24 Escola+ que elenca os domínios e as ações específicas e se constitui como repositório de todos os recursos de apoio às escolas que serão disponibilizados durante a execução do Plano.
Inicia-se hoje, dia 20 de novembro, dia Universal dos Direitos da Criança, o processo em que a Direção-Geral da Educação (DGE) passará a integrar alunos na reunião mensal de dirigentes.
O Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania está de volta com a sua quarta edição, tendo como tema central "Democracia e participação". 
A COO_UP encontra-se a organizar o “III Congresso de Serviço Social Escolar”, em parceria com o AE de Ovar, prevendo-se que o evento venha a realizar-se no dia 27 de fevereiro de 2024.
É com grande satisfação que a  DGE e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) vão realizar, numa ação conjunta, o X Seminário de Psicologia da Educação, no dia 7 de dezembro de 2023.
O projeto “Pergunta a um ecólogo”, dirigido a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, visa promover o envolvimento e participação dos alunos em temas no domínio do ambiente e ecologia, incentivando à prática da escrita.
Estão abertas até dia 15 de dezembro de 2023 as candidaturas ao Concurso Nacional de Inovação na Escola 2024, uma iniciativa da ANI - Agência Nacional de Inovação, S.A, em parceria com a Ciência Viva.
No próximo dia 5 de dezembro, no auditório da redação do PÚBLICO, em Lisboa, serão entregues os prémios do Concurso Nacional dos Jornais Escolares Público na Escola.
Nos termos do n.º 6 da RCM n.º 90/2021 determina-se que a ação específica Inclusão Mais Apoiada, integrada no Plano 21|23 Escola + para recuperação de aprendizagens, seja financiada através de fundos comunitários.
Estão abertas até dia 22 de março de 2024 as candidaturas ao Concurso Medi@ção 2024, uma iniciativa de um conjunto de entidades, das quais se destaca a DGE, para alunos do ensino básico e secundário.
Notáveis Conquistas para a Igualdade e a Democracia. Sabias que… é o novo desafio lançado às Escolas pela DGE no âmbito do domínio da Igualdade de Género.
O próximo curso da European School Education Platform irá aprofundar o papel da Inteligência Artificial (IA) ​​na educação, abordando preconceitos, privacidade e muito mais.
A Comissão Europeia lança o concurso «ImagineEU», baseado no conceito da Iniciativa de Cidadania Europeia e que visa incentivar os jovens cidadãos a desempenharem um papel ativo para influenciarem as políticas da União Europeia (EU).
A DGE convidou, em outubro, todos os Agrupamentos de Escolas a proceder à inscrição na plataforma ABC LeR – LeR e Recuperar, uma ferramenta financiada pelo POCH.
A RCM n.º 90/2021 determina que a ação específica Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, integrada no Plano 21I23 Escola + para recuperação de aprendizagens, seja financiada através de fundos comunitários.
Dando continuidade ao desafio lançado em 2022/23, a DGE volta a desafiar as escolas para, em contexto de turma, promoverem a reflexão sobre o significado de certos provérbios.
Foi publicado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa o e-book “Competências Digitais: Desenvolvimento e Impacto na Educação Atual”
No dia 2 de novembro de 2023 foi aprovada a resolução do Conselho de Ministros que define as linhas orientadoras do Plano Nacional de Literacia Mediática.
A edição de 2023 da Conferência Anual do Plano Nacional de Leitura decorreu nos passados dias 31 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, e  2 de novembro, no Theatro Circo em Braga. 
A Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Global Shapers, comemorou o Dia Global da Dignidade, com a comunidade educativa da EBS Professor Ruy Luís Gomes - Laranjeiro.
Sob a égide da DGE, realizou-se, no dia 4 de outubro, o Seminário Dialógico Nacional Scirearly. Este projeto, ganhou ainda maior expressão no Seminário Transnacional realizado no dia 13 de outubro.
O Alemão tem Futuro! 
No dia 20 de outubro decorreu, em Lisboa, a 14.ª edição do encontro de diretores e professores das escolas-piloto de alemão.  
O Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola foi promovido pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Direção-Geral da Educação (DGE). 
Decorreram, nos passados dias 4 e 11 de outubro, na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, e no Auditório TECMAIA, na Maia, respetivamente, as cerimónias de entrega do Selo Escola Saudável - 6.ª Edição.
Decorreu no passado dia 10 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, o 1.º Encontro Nacional “Provérbios, vamos dar a volta ao texto!"
 

 
Decorreu na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, no passado dia 20 de outubro, "Dia Mundial de Combate ao Bullying", a entrega das distinções “Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” às Escolas que promoveram e desenvolveram um plano de prevenção e combate às diversas formas de violência.
 

 
O projeto «Desporto Escolar Sobre Rodas» esteve em destaque no 1.º Congresso Internacional da Mobilidade Escolar Sustentável, promovido pelo Município de Ílhavo, nos dias 27 e 28 de outubro e realizado na Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré.

Boas Práticas


 

 
Na abertura de mais um ano letivo, os alunos do 3.º ciclo (7.º e 8.º e 9.º anos) e respetivos encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Mangualde realizaram diversas atividades STEM, enquadradas nas Aprendizagens Essenciais e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo

 


 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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