Scirearly: Seminário Dialógico Nacional e Transnacional (4 e 13 de outubro)

Content links

Scirearly: Seminário Dialógico Nacional e Transnacional (4 e 13 de outubro)

Sob a égide da Direção-Geral da Educação, realizou-se no dia 4 de outubro o Seminário Dialógico Nacional Scirearly. Este projeto, financiado pela Comissão Europeia e coordenado pela Universidade de DEUSTO, Bilbao, ganhou ainda maior expressão no Seminário Transnacional realizado no dia 13 do corrente mês.

No âmbito deste projeto tiveram lugar, entre setembro e outubro de 2023, os vários seminários dialógicos nacionais promovidos pelas diferentes instituições, dos mais de dez países europeus, que estão empenhadas em pesquisar e identificar as causas do insucesso escolar, sistematizar e replicar políticas e boas práticas. Este trabalho é realizado com base em pesquisas científicas que, comprovadamente, reduzam o insucesso nas competências básicas, incluindo as digitais, ao mesmo tempo que promovem aspetos psicoemocionais e de bem-estar, contribuindo  para reduzir o abandono escolar precoce na Europa.

Em Portugal, o seminário Dialógico Nacional realizou-se no passado dia 4 de outubro, no Agrupamento de Escolas de Santo António, Barreiro. Estiveram presentes o Diretor-Geral da Educação, o Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular, a subdiretora do Agrupamento de Escolas de Santo António, alunos e pais representantes das comunidades ciganas, afrodescendentes e migrantes, bem como educadores, assistentes operacionais, mediadores, psicólogos, técnicos, e representantes do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.). A dicussão centrou-se na prevenção, intervenção e compensação dos fenómenos do abandono precoce e do insucesso nas populações mais vulneráveis, dicutindo-se ainda  questões prementes relacionadas com a saúde mental e o bem-estar.

Deste seminário foram retiradas várias conclusões e elencadas algumas recomendações apresentadas no dia 13 de outubro no Seminário Transnacional, que reuniu, numa sessão a distância, representantes dos diferentes países, escolhidos em cada Seminário Nacional, para além dos responsáveis nacionais e europeus do projeto.

O projeto Scirearly defende que, em conjunto, se pode contribuir para melhores oportunidades de vida para as crianças e jovens nas escolas de toda a Europa, e que é na partilha de experiências e boas práticas que se poderão mobilizar mais e melhores recursos.

Para mais informações, aceda ao site e redes sociais do projeto (Facebook | X – antigo Twitter).

Poderá consultar também a página Facebook do AE de Santo António.