II Edição do projeto “Pergunta a um Ecólogo”

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II Edição do projeto “Pergunta a um Ecólogo”

O projeto “Pergunta a um ecólogo”, dirigido a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, visa promover o envolvimento e participação dos alunos em temas no domínio do ambiente e ecologia, incentivando à prática da escrita. As candidaturas decorrem até 30 de novembro 2023.

Este projeto, envolto num espírito de promoção da literacia científica, é construído a partir da ligação entre os alunos e cientistas (os ecólogos), filiados em unidades de investigação e desenvolvimento de todo o país, por via de cartas elaboradas em contexto escolar.

A metodologia aplicada no projeto potencia a literacia científica, o espírito crítico e a cidadania ativa dos alunos, alinhando-os com a realidade dos diferentes desafios que o planeta enfrenta e incentivando-os à prática da escrita, enquanto forma de expressão pessoal, interação e comunicação, e condição para reforçar as próprias capacidades de leitura, ação patente no Quadro Estratégico do Plano Nacional de Leitura 2027.

A candidatura ao projeto decorre entre 1 e 30 de novembro 2023, através do preenchimento do formulário online e da submissão de uma carta de motivação redigida pelo/a docente proponente.

De forma abreviada as etapas do projeto são as seguintes:

  1. Apresentação do programa às escolas candidatas pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO). 
  2. Trabalho colaborativo (professores e respetivas turmas) para que cada grupo de alunos possa desenvolver uma pergunta diferente sobre ciência/ecologia e que tenha curiosidade em ver respondida.
  3. Cada professor responsável pelo projeto no agrupamento reúne todas as perguntas dos diferentes grupos e prepara uma carta que será enviada, por via CTT para a SPECO. Os CTT, através da SPECO, doarão às escolas todo o material necessário para a implementação do projeto.
  4. A SPECO fará chegar as cartas aos seus associados mais indicados para responder.
  5. Reunidas as respostas, a SPECO reenviará uma carta com todas as respostas dos investigadores aos diferentes coordenadores do agrupamento.
  6. A escola marcará um dia para a abertura das cartas pelos alunos. Se possível um dos investigadores e/ou representante SPECO do programa deslocar-se-á ao local para perceber o impacto que a atividade teve nos alunos.

Para mais informações, consulte a página da SPECO.