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Nota de Abertura

Acolher e incluir para uma escola de sucesso

O cenário de instabilidade e insegurança que acontece em vários países e regiões, tem obrigado à deslocação de populações que procuram quer a garantia de sobrevivência, quer condições dignas de vida. Trata-se, em muitos casos, do último recurso de tantas famílias que abandonam as suas comunidades, para abraçar um futuro, também ele, muitas vezes, incerto. Nesta demanda, a vulnerabilidade das crianças é exponenciada, pondo em causa o seu desenvolvimento harmonioso e as suas perspetivas de vida. 

No centro destas preocupações encontra-se a Educação, enquanto fator essencial para o acolhimento, a inclusão e a evolução integral de todo o ser humano, no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, nomeadamente nos propósitos de garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso à educação pré-escolar de qualidade e completem os ensinos primário e secundário com resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
Artigo de Opinião

Educação para a saúde na Universidade de Évora


 Jorge Bonito
 Centro de Investigação em Educação e Psicologia
 Universidade de Évora



Nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho de 2023, integrado no projeto “Cidadania e educação para a saúde: descodificação da efetividade dos projetos escolares no Algarve e no Alentejo (PES2A)”, o Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) realizou o V Congresso Nacional de Educação para a Saúde, como momento importante para fazer um balanço da investigação educacional neste domínio e, em ato contínuo, dar voz aos agentes educativos – professores – para partilha de práticas de referência e sucessos alcançados na área da educação para a saúde.

Notícias DGE


 

 
A Direção-Geral da Educação disponibiliza às escolas e suas comunidades o documento Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo, que identifica os princípios, as estratégias, bem como sugestões e recursos que poderão constituir-se como uma mais-valia para a melhoria dos processos de inclusão dos alunos migrantes.
 

 
A Direção-Geral da Educação integra, desde 31 de janeiro de 2024, o Conselho Consultivo Estratégico para a Educação e Formação Profissional da Área Metropolitana do Porto.
 

 
A Direção de Serviços do Júri Nacional de Exames (JNE) recebeu, nas suas instalações, a delegação angolana para reuniões de trabalho no âmbito do Protocolo de cooperação existente entre os Ministérios da Educação dos dois países, na semana de 22 a 26 de janeiro.
O Referencial assume-se como o documento de enquadramento técnico normativo dos psicólogos em contexto escolar.
Está em curso o período de inscrição nas XI Olimpíadas da Língua Portuguesa, uma iniciativa promovida pela Associação de Professores de Português, a DGE, o PNL, a DGAE, a FLUL e a ES de Camões.
Encontra-se aberto o Concurso dos Clubes Europeus relativo ao ano letivo 2023/24, nos termos do regulamento e que deverá ser tido em conta na construção do projeto a submeter.
Encontram-se abertas as inscrições para a AFCD Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho: inter-relação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento.
No dia 6 de fevereiro de 2024 celebrou-se a 21.ª edição do Dia da Internet Mais Segura, sob o tema "Juntos por uma internet melhor". Este dia foi marcado por eventos e atividades dinamizados em todo o mundo.
O Desafio “BP Segurança ao Segundo” é uma iniciativa da BP Portugal, em parceria com a Fórum Estudante, que visa promover a temática da prevenção e segurança rodoviária através da criação de spots de vídeo originais.
O acrónimo STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics – foi introduzido nos anos 90, pela National Science Foundation (NSF), nos EUA.
Foi recentemente disponibilizada, na área das publicações, uma listagem de conteúdos educativos digitais que estão disponíveis na plataforma do #EstudoEmCasa Apoia.
Está encontrado o vencedor do provérbio do mês de janeiro, no âmbito do desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!".

Outras notícias da Educação


O Programa Escola Segura convida de novo as escolas e toda a comunidade escolar para a realização de iniciativas que promovam a reflexão sobre o seu tema bianual “Menos vida virtual, mais vida real”. 
A APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância e a Câmara Municipal de Cascais apresentam o Seminário PISA (Construindo o Futuro: PISA e as perspetivas da investigação sobre a educação escolar e a educação na infância).
Realizar-se-á, de 26 de fevereiro a 27 de março de 2024, o curso online "360 Graus de Oceano". O curso, gratuito e com duração total de 20h, destina-se interessados em Literacia do Oceano.
O objetivo do Dia Mundial da Justiça é enfrentar as realidades da pobreza, do desemprego e da exclusão, tentando criar oportunidades para todos e combater as desigualdades no mundo.
 

 
O Desporto Escolar esteve presente no 1º Encontro dos Conselhos de Arbitragem de Portugal, organizado pela Comissão de Arbitragem e Ajuizamento Desportivo (CAAD), do Comité Olímpico de Portugal, o qual se realizou no dia 21 de janeiro, tendo sido apresentado o projeto "Plano Nacional de Formação de Juízes Árbitros Escolares" (PNFJAE). 
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo


 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

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