Webinar “Prevenção e Combate ao Etnocentrismo”

Content links

Webinar “Prevenção e Combate ao Etnocentrismo”

Valorizar, respeitar e deixar o outro ser é o mote para abordar a temática do Webinar “Prevenção e Combate ao Etnocentrismo”.

A Direção-Geral da Educação irá realizar no dia 12 de março de 2024 um webinar sobre a temática do Etnocentrismo e terá como oradoras Sandra Mateus e Mariana Lagarto.

As diferenças culturais promovem uma sociedade mais inclusiva, respeitadora dos direitos humanos e da dignidade de cada pessoa, sendo necessário promover o diálogo intercultural e o respeito pelas diferenças visando a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A tendência de julgarmos outras culturas a partir dos valores e padrões da própria cultura, a crença de que essa cultura é superior às outras, conduz a atitudes e comportamentos preconceituosos e discriminatórios de exclusão social e marginalização contra pessoas de outras culturas e grupos minoritários, gerando conflitos e tensões sociais, dificultando a comunicação e o entendimento entre diferentes grupos, prejudicando a convivialidade, a coexistência pacífica entre as pessoas.

Torna-se imperioso, particularmente em contexto educativo, promover o reconhecimento e a valorização da diversidade como oportunidade e fonte de aprendizagem para todas as pessoas, incentivando o diálogo e a interação entre diferentes grupos culturais, com vista à construção de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro da democracia e da defesa da Interculturalidade e dos Direitos Humanos.

Inscrição no Webinar.