Dia Mundial da Justiça Social – 20 de fevereiro

Content links

Dia Mundial da Justiça Social – 20 de fevereiro

A Organização das Nações Unidas (ONU) faz um apelo às nações para a eliminação de barreiras sociais e para promover a justiça e a igualdade social.

Criado em 2007 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de acordo com a Resolução A/RES/62/10 e celebrado pela primeira vez em 2009, o objetivo do Dia Mundial da Justiça é enfrentar as realidades da pobreza, do desemprego e da exclusão, tentando criar oportunidades para todos e combater as desigualdades no mundo.

Problemas de justiça social e eliminação de barreiras às pessoas: género, raça, etnia, idade, religião ou deficiência, criando mais igualdade, bem-estar, trabalho e justiça para todos, são algumas das preocupações desta data, numa altura em que se levantam questões sensíveis como as dos refugiados, da guerra, da xenofobia, etc.

O Instituto Nacional de Estatística divulgou os resultados do Inquérito às Condições, Origens e Trajetórias (dezembro, 2023). Os resultados caracterizam a diversidade da população residente em Portugal, com enfoque na sua pertença/identificação étnica, trajetórias geracionais e condições de vida objetivas, nas suas múltiplas expressões, como sejam o acesso ao emprego, educação, saúde, habitação, línguas faladas e aprendidas e bem assim a experiência de discriminação em diversos domínios.

Consulte o destaque sobre os resultados do inquérito do INE.