2.ª Edição do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

Content links

2.ª Edição do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

Data da Candidatura

Relembramos que, as candidaturas ao Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania podem ser enviadas até 31 de maio. 

Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

O Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania consiste numa distinção que visa reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.

Tema: Os Oceanos.

Destinatários: Alunos dos ensinos básico e secundário (inclui ensino profissional).

Quem se candidata: Cada Agrupamento de Escolas ou Escola Não Agrupada (AE/ENA) pode candidatar-se com um projeto.

Formato: Os projetos podem assumir diversos formatos, nomeadamente produções escritas e/ou multimédia, artes performativas ou projetos de intervenção comunitária.

Candidatura: A candidatura dos projetos deve ser acompanhada de um vídeo curto (2-3 minutos), gravado por alunos envolvidos no projeto, que conte a história de construção e implementação do mesmo. O que será alvo de análise e merecedor do Selo Escola Gandhi é o projeto de cidadania desenvolvido pelo AE/ENA e não o vídeo ilustrativo.

A candidatura deve ser remetida para premio-gandhi@dge.mec.pt.

Data para envio de candidaturas até 31 de maio de 2022.

Período para votação online das candidaturas recebidas 1 a 20 de junho de 2022.

Prémio: Selo Escola Gandhi, com a validade de um ano.

Periodicidade: Anual.

Pedidos de esclarecimento: Qualquer esclarecimento adicional sobre o Prémio Gandhi pode ser obtido através do e-mail premio-gandhi@dge.mec.pt.

Escolha dos vencedores

1.ª Fase - Votação online, pela comunidade educativa, dos projetos divulgados no sítio eletrónico da Direção-Geral da Educação, com vista ao apuramento dos 50 projetos finalistas.

2.ª Fase - A seleção dos 30 vencedores, será efetuada por um júri composto por representantes dos serviços do Ministério da Educação e peritos externos, até final de julho.