Está aqui

Apoio Tutorial Específico

Apoio Tutorial Específico

O Despacho Normativo n.º 4-A/2016, no seu art.º 12.º, prevê a implementação da medida de Apoio Tutorial Específico que acresce às medidas já implementadas pelas escolas. Constitui-se como um recurso adicional, visando a diminuição das retenções e do abandono escolar precoce e consequentemente, a promoção do sucesso educativo.
A tutoria é uma medida de proximidade com os alunos, destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico que ao longo do seu percurso escolar acumulem duas ou mais retenções. Tem como objetivo incrementar o envolvimento dos alunos nas atividades educativas, nomeadamente, através do planeamento e da monitorização do seu processo de aprendizagem.
A tutoria em meio escolar pode constituir-se como um fator importante para a autorregulação das aprendizagens, incrementando, desse modo, o bem-estar e a adaptação às expectativas académicas e sociais.

A Direção-Geral da Educação, em colaboração com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho, tem em curso um plano formativo com o objetivo de apoiar, esclarecer e desenvolver competências, capacitando os professores-tutores a exercer funções no âmbito da medida Apoio Tutorial Específico.

Neste contexto, informa-se que se encontram abertas as inscrições para a 3ª edição do Curso online de formação acreditado (25h).
As Direções dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas deverão aceder ao link http://area.dge.mec.pt/tutoria-moodle e formalizar a inscrição dos professores-tutores, num máximo de dois por Agrupamento/Escola não agrupada. As inscrições serão confirmadas via correio eletrónico.
Este curso terá o seu início, previsivelmente, no dia 2 de maio de 2017.

Relativamente à 3ª edição do Curso online de formação livre – Massive Open Online Course (12h), brevemente serão disponibilizadas as informações relevantes em matéria de inscrições e calendarização.

Para informações adicionais, poderá contactar-nos através do email: apoio.tutorial@dge.mec.pt.

 

Despacho Normativo nº 4-A/2016, 16 junho

Apoio Tutorial Específico

Apoio ao Diretor - perguntas frequentes

Webinar