Está aqui

Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

Os Serviços de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar constituem-se como um recurso da escola que concorre  para a concretização dos desafios da Estratégia 2020, no que respeita à  melhoria do sucesso educativo, à redução do abandono escolar precoce,  à atratividade do ensino profissional e à melhoria do ajustamento entre as competências dos jovens e as necessidades do mercado de trabalho. 

Atuam de  forma integrada e em estreita  articulação com a comunidade  educativa, corpo docente e não docente, pais e encarregados de educação, outros agentes educativos do meio envolvente.  Desenvolvem a sua atividade nos domínios  do apoio psicopedagógico a alunos e professores, do desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e da orientação ao longo da vida.  

Compete à Direção-Geral da Educação (DGE):

  • conceber orientações e instrumentos de suporte à atividade dos psicólogos;
  • promover ações de formação contínua;
  • incrementar o trabalho em rede e a aprendizagem interpares.

​A DGE tem a representação nacional da Rede Euroguidance. Neste ãmbito é responsável pela dinamização do Centro Euroguidance Portugal e pela manutenção do PLOTEUS, o portal europeu da oferta educativa e formativa.

A representação nacional na Rede Europeia para as Políticas de Orientação ao Longo da Vida (ELGPN) é igualmente assegurada pela DGE.

Publicações da ELGPN em Português.

Referencial Técnico para Psicólogos Escolares - Consulta Pública