3.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas

Content links

3.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio dos Media, irá realizar-se nos próximos dias 9, 10 e 11 de abril de 2024, o 3.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação e do Jornal PÚBLICO, este ano com a colaboração do Agrupamento Escolas de Freixo e a Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Estes Encontros decorreram em Lisboa no primeiro ano, em Mafra no segundo e agora, no terceiro, em Ponte de Lima. (Mais informação sobre o evento).

Durante três dias imersivos, 140 alunos e professores, vindos dos vários pontos do país, incluindo Açores, irão refletir, debater e aprofundar técnicas de jornalismo e partilhar experiências das 36 Escolas envolvidas.

No dia 10, quarta-feira, o programa da manhã será transmitido online. Para além da partilha de experiências de jovens jornalistas, haverá uma comunicação sobre “Big Data” e os desafios da Inteligência Artificial e outra acerca do contributo dos jornais escolares para o domínio dos “media” no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

A tarde, preenchida com workshops, apresentará, desta vez, uma novidade: alunos do jornal escolar “Comunica” juntam-se aos jornalistas do PÚBLICO na dinamização dos momentos destinados aos “podcasts”, telejornal e multimédia. A sessão para professores contará, pela primeira vez, com a participação de docentes e alunos da escola anfitriã.

Para as noites, a organização local promete surpreender com uma caminhada noturna pela Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, uma aventura digital, para conhecimento do centro histórico de Ponte de Lima em registo jornalístico e um concurso fotográfico! Todos os pormenores podem ser consultados no site do evento.

Posteriormente, o jornal do encontro, redigido em conjunto na plataforma TRUE, fará reportagem de todos os momentos deste Encontro.

Para poder assistir à sessão da manhã, do dia 10 de abril, transmitida através da plataforma zoom da DGE (inscrições). 

Este encontro tem como público-alvo alunos de diferentes níveis de educação e ensino, que estejam envolvidos nos jornais escolares ou que tenham interesse na temática.

As práticas partilhadas por estes alunos enquadram-se no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, tendo subjacentes dinâmicas pedagógicas enquadradas no artigo 21.º do Dec. Lei 55/2018 de 6 de julho e no Plano 23|24 Escola+, na medida Voz dos Alunos.