Abertura do MOOC “Autonomia e Flexibilidade Curricular”

Content links

Abertura do MOOC “Autonomia e Flexibilidade Curricular”

O MOOC (Massive Open Online Course) “Autonomia e Flexibilidade Curricular”, com início no dia 22 de janeiro, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, acompanhando os docentes num processo consistente de alteração das práticas pedagógicas.

O seguinte vídeo apresenta o curso e o respetivo cronograma.

Estruturado em seis módulos, o curso aborda temáticas como o Perfil dos Alunos, as Aprendizagens Essenciais, as opções curriculares relacionadas com abordagens inovadoras da organização do currículo, as dinâmicas de trabalho que privilegiam a lógica colaborativa e a diferenciação pedagógica, a avaliação das aprendizagens dos alunos e a componente do currículo Cidadania e Desenvolvimento.

A conceção do curso foi orientada para os professores e elementos da Direção das Escolas / Estabelecimentos de Ensino públicos e privados que estão a implementar o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em regime de experiência pedagógica, sendo que o curso se encontra aberto a todos os professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Ao longo da formação, os professores terão oportunidade de partilhar ideias e atividades, colaborando na reflexão conjunta sobre a implementação das práticas pedagógicas desenvolvidas neste âmbito, nos diversos contextos educativos.

O curso é em língua portuguesa, é gratuito e não creditado. A sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

As inscrições estão abertas de 8 a 22 de janeiro. Para se inscrever, siga as seguintes indicações.