Abertura do MOOC Autonomia e Flexibilidade Curricular - MOOC-AFC (I)

Content links

Abertura do MOOC Autonomia e Flexibilidade Curricular - MOOC-AFC (I)

Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, com início a 8 de outubro e término a 15 de novembro de 2018.

O curso pretende apoiar o desenvolvimento da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas escolas por forma a promover melhores aprendizagens para todos os alunos.

Este tema será abordado em dois cursos no corrente ano letivo de 2018/2019: no presente MOOC-AFC (I), com duração correspondente a 15 horas, e, posteriormente, no MOOC-AFC (II), com duração correspondente a 50 horas, a decorrer previsivelmente a partir de fevereiro de 2019.

Os referidos cursos recuperam os conteúdos do MOOC-AFC que a DGE disponibilizou em 2017/2018, atualizando-os à luz do atual enquadramento legal - Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário.

O MOOC-AFC (I) é estruturado em três módulos e incide em temáticas como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais e Opções Curriculares.

Ao longo do curso, os professores terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o atual quadro curricular, refletir sobre as suas práticas pedagógicas, implementadas nos diversos contextos educativos, bem como de partilhar ideias, atividades e metodologias, relativamente às temáticas propostas.

A conceção do curso foi orientada para os professores dos ensinos básico e secundário e elementos da Direção das Escolas / Estabelecimentos de Ensino, no âmbito da implementação do referido Decreto-Lei.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Veja a apresentação do MOOC-AFC (I).

Inscrições: a partir de 24 de setembro de 2018, neste endereço e de acordo com as seguintes indicações.

Abertura: 08 de outubro de 2018

Término: 15 de novembro de 2018