Ação de Formação Competências digitais no ensino das línguas – julho 2022

Content links

Ação de Formação Competências digitais no ensino das línguas – julho 2022

A Direção-Geral da Educação (DGE) vem informar que a Associação Portuguesa dos Professores de Francês (APPF) vai realizar, no próximo mês de julho, a 3.ª edição da ação de formação Competências digitais no ensino das línguas (“Compétences numériques en classe de langue”). Esta ação, com a duração de 12 horas, foi acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua e destina-se aos professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 320, 330 e 350.  

A ação de formação vai realizar-se online, através da plataforma Zoom, nos dias 6 e 7 de julho, e nos dias 11, 12 e 13 de julho, em horário pós-laboral, das 18h00 às 20h30. A língua de trabalho será o francês, mas as interações com as formadoras também poderão ser em português.

Com esta formação, pretende-se apresentar vários recursos digitais (La Digitale, La Quizinière, Quizizz e Genial.ly) e atividades a desenvolver em sala de aula (questionários, sondagens, nuvens de palavras, mapas mentais, jogos, etc.), bem como refletir sobre a articulação entre o digital e os vários aspetos do ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras, tais como planificação, aprendizagem colaborativa e avaliação.

A DGE reconhece a importância da temática desta formação para os professores dos grupos identificados, associando-se à APPF na divulgação desta iniciativa.

Para informação complementar e inscrições, poderão consultar o link Competências digitais no ensino das línguas.