Assinatura de Protocolo de cooperação entre a DGE e o Mémorial de la Shoah

Content links

Assinatura de Protocolo de cooperação entre a DGE e o Mémorial de la Shoah

Decorreu, durante a manhã do dia 19 de setembro, na Escola Secundária Rainha D. Leonor, em Lisboa, a cerimónia de assinatura do Protocolo de cooperação entre a Direção-Geral da Educação e o Mémorial de la Shoah, de Paris.

O evento contou com a presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, Professor João Costa, do Diretor do Mémorial de la Shoah, Dr. Jacques Fredj, e da Subdiretora da Educação, Dra. Eulália Alexandre.

Na cerimónia estiveram presentes os alunos de duas turmas do 12.º ano. A intervenção do Professor João Costa foi especialmente dedicada aos jovens, evidenciando a importância do conhecimento da história para os dotar de um pensamento crítico que lhes permita ter uma atitude de não-aceitação da intolerância perante o outro, de cidadania e participação, demonstrando respeito pela diversidade humana e cultural, tal como está definido no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

O Mémorial de la Shoah teve a sua origem ainda durante a Segunda Guerra Mundial, com a criação de um de arquivo com o objetivo de não se perderem as provas da perseguição aos judeus. O Mémorial é um museu e um centro de investigação e documentação que tem por missão transmitir, estudar e ensinar a história do Holocausto, bem como aprofundar a reflexão e o conhecimento sobre outros genocídios e crimes contra a humanidade. É um espaço de encontro para historiadores, investigadores e formadores. A nível internacional, o Mémorial desenvolve atividades de formação de professores e seminários para docentes e alunos.

À assinatura do Protocolo segue-se a criação de uma comissão de acompanhamento, com dois elementos designados por cada um dos signatários, que começará por preparar um seminário para docentes, a decorrer ainda no primeiro semestre de 2018.

Destinado aos alunos, o Mémorial de la Shoah dispõe de um conjunto de recursos que poderão ser utilizados em várias disciplinas do currículo português e no quadro da dimensão da Educação para a Cidadania.