Basquetebol português conquista 1.º lugar nos 70.ºs FISEC-FICEP Games

Basquetebol português conquista 1.º lugar nos 70.ºs FISEC-FICEP Games

A equipa masculina de Basquetebol conquistou o 1.º lugar nos 70.ºs FISEC-FICEP Games que decorrem em Genk, Bélgica, entre 14 e 20 deste mês. Na final a equipa nacional defrontou pela segunda vez a Bélgica Flandres, que venceu por 77-55. A equipa apenas somou vitórias ao longo da competição, ao vencer a Áustria, a Grã-Bretanha e a Bélgica Flandres no 1.° jogo.

Portugal obteve, ainda, o 2.º lugar na competição masculina de Futsal. A equipa masculina de voleibol o 4.º lugar, a equipa feminina de basquetebol conquistou o 5.º lugar, e a equipa feminina de voleibol o 8.º lugar, tendo, ainda conquistado o Prémio Fair Play.

A delegação nacional do Desporto Escolar foi integrada no Basquetebol masculino pela Escola Secundária Rocha Peixoto, do Porto, e no feminino pela Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo. Na modalidade de Futsal a Escola Secundária de Pombal, Leiria, representou o País, em Voleibol feminino a presença esteve a cargo do Colégio Sagrado Coração de Maria, de Lisboa, e no masculino da Escola Secundária de Alcanena, da Lezíria e Médio Tejo.

A delegação portuguesa, que integrou um total de 73 participantes, 60 atletas e 13 professores (treinadores, coordenadores nacionais de modalidade, chefes de delegação e fisioterapeuta), recebeu, no final da competição, o elogio público pela sua organização por parte das restantes delegações e equipas.

A FISEC (Fédération Internationale Sportive de l’Enseignement Catholique) foi fundada em 1945 pela França, Bélgica e Inglaterra, tendo Portugal integrado a organização em 1957.

A participação portuguesa nos Jogos tem sido regular em diversas modalidades (Atletismo, Andebol, Basquetebol, Futsal, Natação, Ténis de Mesa e Voleibol), tendo obtido anualmente várias medalhas de ouro, prata e bronze, tanto individuais como coletivas.

Veja as fotos aqui no site do Desporto Escolar, na página do Facebook ou no Instagram.