Campanha: “Dato un tiempo para el Buen Trato con la Ninez”

Content links

Campanha: “Dato un tiempo para el Buen Trato con la Ninez”

Campanha digital “Dato un tiempo para el Buen Trato con la Ninez"

"Dedique tempo para cuidar bem da infância"

A campanha digital “Dato un tiempo para el Buen Trato con la Ninez” ("Dedique tempo para cuidar bem da infância") é promovida pela Organização de Estados Iberoamericanos (OEI), através do Instituto Iberoamericano da Primeira Infância (IIPI), com o apoio do Ministério de Educação do Chile. Esta iniciativa teve início em 16 de setembro de 2020 e tem a duração de 3 meses

A campanha digital "Dedique tempo para cuidar bem da infância" tem como objetivos contribuir para a sensibilização e reflexão de como os adultos se relacionam com as crianças na família e na comunidade, promovendo o cuidado e o bem-estar das crianças, nas suas interações com os adultos, bem como responder a uma necessidade que se torna mais urgente no contexto atual da pandemia.

A campanha é bilingue (português e espanhol), contém recursos audiovisuais e gráficos, adota uma forma simples e clara na sua mensagem e é dirigida às famílias com crianças dos 0 aos 8 anos, podendo ser desenvolvida em todos os Estados-Membros da OEI.

Cuidar bem (buen trato, em espanhol) engloba todas as ações que, com profundo respeito pela dignidade das crianças, satisfazem adequadamente as suas necessidades de cuidados, afeto, proteção e educação, assegurando o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

Os objetivos desta campanha estão em conformidade com o preconizado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), em que o cuidar e o educar estão intimamente ligados envolvendo a criação de ambientes securizantes onde a criança se sente bem, escutada e valorizada.

Neste âmbito, o Ministério da Educação, através da DGE, está a colaborar com a OEI em Portugal no apoio e divulgação desta campanha em prol do bem-estar das crianças.

Os materiais estão acessíveis através do seguinte link: https://1drv.ms/u/s!AjDRTtH1d_aqicxvVjNZT_5GHjf3-A?e=OL5XGn