Celebração do Ano Novo Chinês 2022

Content links

Celebração do Ano Novo Chinês 2022

O Ano Novo Chinês iniciou-se no passado dia 1 de fevereiro e terminará no dia 21 de janeiro de 2023. A data varia todos os anos, porque o calendário chinês é lunar. Assim, as celebrações do Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera, têm início em dia de lua nova e terminam em dia de lua cheia, duas semanas depois, com o já conhecido Festival das Lanternas.
 
Durante o Ano Novo, a mais importante festa tradicional da China, tudo é vermelho porque esta cor simboliza a felicidade e a sorte. As pessoas vestem roupa nova e visitam os familiares, fazem exibições de danças do leão e do dragão, decoram as ruas com lanternas vermelhas, lançam fogo de artifício para festejar, bem como cartuxos de pólvora revestidos a vermelho para afastar os maus espíritos. 
 
Neste âmbito, a Direção-Geral da Educação (DGE) vem desejar a todos, e em particular às escolas envolvidas no Projeto-piloto de oferta do Mandarim no ensino secundário, um feliz Ano Novo Chinês e boa sorte para o Ano do Tigre, que se celebra este ano e que é considerado símbolo de poder, coragem e confiança. Dotados de pensamento ágil, determinação e energia, os nativos do signo do Tigre apresentam grande capacidade de liderança e são bem-sucedidos na sua vida profissional.
 
No contexto do Projeto-piloto em causa, a DGE aproveita também o momento para convidar as escolas e os docentes de Mandarim que lecionam presentemente em Portugal, a desenvolverem, junto dos seus alunos e da comunidade educativa, diferentes atividades culturais para celebração do Ano Novo Chinês e divulgação da língua e da cultura chinesas.