Cidadãos Nobres vão à Escola

Content links

Cidadãos Nobres vão à Escola

Desde 2013 que a Nobre Casa de Cidadania atua no âmbito da sensibilização e educação para a Cidadania, promovendo o exemplo individual como impulsionador da melhoria cívica do indivíduo e da sociedade.

Um Ato Nobre é uma ação individual realizada em benefício de terceiros, ausente de qualquer interesse pessoal, refletindo o carácter de quem a pratica ao demonstrar integridade, honra e humanidade.

No âmbito da Educação para a Cidadania e da parceria com a DGE, a Nobre Casa de Cidadania deslocou-se à Escola Básica Rosa Lobato Faria, Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, onde foram dinamizadas sessões sobre Voluntariado.

As sessões, que tiveram lugar no exterior deste estabelecimento de educação e ensino, contaram com a presença de dois elementos da DSPE, de elementos da PSP (Escola Segura) e de uma das homenageadas com o Galardão de Cidadãs Nobre – Margarida Líbano Monteiro, fundadora da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA).

Estas 2 sessões foram bastante participadas pelas crianças, tendo refletido em temas relacionados com o Voluntariado, a Sustentabilidade, o Ambiente, a Saúde e outros domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania que, naturalmente, se interligam.

Foi muito gratificante poder proporcionar um dia de atividades diferentes com o objetivo de alcançar novas aprendizagem e competências.

A cidadã galardoada pode, também, deixar o seu testemunho e exemplo como forma de estimular e motivar o exercício da cidadania ativa de entreajuda na sociedade, baseada em valores e ética.

 

Parabéns à Nobre Casa de Cidadania

Parabéns à Coordenadora de Educação para a Cidadania do Agrupamento

Parabéns aos docentes, crianças e pessoal não docente da Escola Básica Rosa Lobato