Comemoração do dia da Europa - 2023

Content links

Comemoração do dia da Europa - 2023

No âmbito da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania (ENEC), no dia 9 de maio, a equipa do domínio das Instituições e Participação Democrática, do qual faz parte a Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE), deslocou-se à Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada) e à sede do Agrupamento de Escolas Monte da Caparica, no período da manhã e da tarde, respetivamente. Esta deslocação, efetuada a convite das escolas, teve como principal objetivo participar nas comemorações do Dia da Europa, acompanhando a forma como os clubes europeus dos estabelecimentos de ensino supramencionados celebram a data.

A Escola Secundária Fernão Mendes Pinto baseou o seu projeto, partindo do lema “Fazer pontes com o mundo, dando voz aos alunos”. Desta forma, professores e alunos apresentaram algumas das atividades que realizaram durante o presente ano letivo, salientando a importância que estas tiveram para o seu crescimento como cidadãos ativos europeus. Dr. Carlos Costa, convidado pelo clube na qualidade de membro do Osservatorio Permanente Giovani-Editori, proferiu algumas palavras sobre a importância da UE.

Na sede do Agrupamento de Escolas Monte da Caparica, professores, alunos e restante comunidade escolar celebraram a data com uma mostra de atividades (ao ar livre no espaço da escola): a dramatização da lenda grega “Europa”, uma flash mob, quizzs, jogos variados e leitura. 

Durante o dia foi notório a dedicação e empenho de docentes, alunos e comunidade educativa. Todos participaram contribuindo para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores de cidadania europeus.